A posse do terreno onde está localizada a Arena Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, entrou na pauta da Tribuna Popular da Câmara, na tarde de segunda-feira (10). Em defesa do espaço que abriga atividades esportivas e sociais, Adalberto Teixeira e Raimundo Nonato dos Santos pediram apoio do Legislativo em prol da manutenção do equipamento.
De acordo com os representantes da comunidade, 300 crianças são assistidas em projetos sociais desenvolvidos na Arena, das 6h às 22h30. Para Raimundo Nonato, trata-se do “maior patrimônio do Subúrbio Ferroviário”.
O equipamento de 70 anos foi desapropriado em 2009, passando a pertencer a uma rede de supermercados. A luta pela manutenção da Arena Periperi reuniu 3 mil nomes em um abaixo-assinado. O documento pede a suspensão do Decreto nº 20.090/09, responsável pela desapropriação. “Estamos aqui para pedir de coração que esta Casa entre nessa luta com a gente e esse pleito chegue até o Executivo”, disse Adalberto Teixeira.
A reivindicação em defesa da Arena ganhou apoio dos vereadores Hilton Coelho (PSOL), Silvio Humberto (PSB) e Teo Senna (PHS). Este último propôs que a área fosse reconhecida como um estádio municipal de futebol.
As vereadoras Marta Rodrigues (PT) e Aladilce Souza (PCdoB) também saíram em defesa da manutenção do equipamento. “É um espaço que tem um significado maior do que um investimento”, disse Aladilce, salientando a importância da Arena para a formação de cidadãos.