No Julho das Pretas, mês marcado por ações afirmativas, a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) prestará uma homenagem a comunicadoras negras, que contribuem para a promoção e difusão de direitos das mulheres na sociedade, por meio de suas atuações profissionais. A homenagem acontecerá durante a programação, nesta sexta-feira (12), no Encontro Elas à Frente na Comunicação – Difusão e Promoção de Direitos, promovido pela SPM, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), com a participação especial da escritora afro-brasileira e imortal da Academia de Letras de Minas Gerais, Conceição Evaristo.
As homenageadas atuam em diferentes áreas. São elas: Bárbara Carine, Carla Akotirene, Camila França, Ceci Alves, Cristiele França, Dina Lopes, Ekedy Sinha, Georgina Mainart, Mabel Freitas, Marlupe Caldas, Maíra Azevedo (Tia Má), Majourie Moura, Mirtes Santa Rosa; Val Benvindo, Vânia Dias, Lorena Ifé e Wanda Chase.
A secretária de Política para as Mulheres, Elisangela Araújo reforçou a representatividade das homenageadas. “Ao homenagear essas comunicadoras, estamos estendendo nossa reverência e agradecimento a todas as mulheres negras que desempenham um papel estratégico na Comunicação, assumindo um protagonismo na difusão e na promoção de direitos das mulheres nas suas diferentes áreas de atuação, seja nos veículos de comunicação, seja nas redes sociais, nas assessorias de comunicação ou em outros segmentos como no campo das artes”, afirmou.
O Elas à Frente na Comunicação, que acontece em uma parceria com a PGE e a Secretaria de Turismo (Setur-BA), objetiva reunir mulheres comunicadoras para um momento de diálogo, escuta e interação em torno das políticas públicas para mulheres na Bahia. A programação começará às 8h, com acolhimento. Às 8h30, será realizada a abertura oficial, que contará com a apresentação cultural e às 9h, terá uma apresentação sobre “As políticas públicas para as mulheres na Bahia”, com a secretária da SPM, Elisangela Araújo. Na sequência, às 9h30, Conceição Evaristo falará sobre “Escrevivência e mulheres na comunicação – conexões necessárias”, abrindo espaço na sequência para diálogo com as participantes.
No período da tarde, às 14h, será feita uma apresentação e interação sobre o Edital Elas à Frente na Comunicação que será lançado pela SPM para o fomento ao empreendedorismo feminino na comunicação e em seguida, às 15h, acontecerá a homenagem a mulheres comunicadoras negras. O encerramento está previsto para às 17h.
Fonte: Ascom/SPM