Primeiro estado a implantar uma parceria público-privada (PPP) na área da saúde no Brasil, a Bahia tem servido de modelo para outros estados, a exemplo de Rondônia. Para conhecer o funcionamento da experiência baiana, uma comitiva da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, liderada pela secretária de Saúde Semayra Gomes, se reuniu nesta sexta-feira (18) com gestores da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Além do encontro na sede da Sesab, a equipe de Rondônia conheceu o Hospital do Subúrbio e o Instituto Couto Maia, unidades estaduais com gestão por PPP, e também visitou o Hospital Geral do Estado, onde o parque de bioimagem é gerido via PPP.
A secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, destacou a boa avaliação que o Hospital do Subúrbio vem tendo dos usuários e a excelência do atendimento que fez com que o hospital fosse eleito como uma das melhores unidades de saúde pública do país pelo “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil”. A unidade do Governo da Bahia ocupa o 5º lugar da lista, conquistando o nível máximo de certificação de qualidade, considerado um dos mais eficientes, bem avaliados e que se destacam pela qualidade e segurança proporcionadas aos pacientes.
“O Hospital do Subúrbio é uma unidade de referência para todo o estado, levando aos nossos pacientes adultos e pediátricos o atendimento às necessidades de urgência e emergência sempre com eficiência, utilizando tecnologia de ponta para garantir a melhor assistência à saúde. Seguimos trabalhando em busca de uma saúde cada vez melhor para baianas, baianos e todos que escolheram morar na Bahia”, afirma Adélia Pinheiro.
A secretária de Saúde de Rondônia, Semayra Gomes, conta que já foi dado início ao processo de implantação de uma PPP na área da saúde e que esse modelo será o adotado no novo hospital que está sendo construído em Porto Velho, capital rondoniense. “Visitar experiências exitosas é importante para vermos as melhores práticas no país para aplicar em Rondônia. O governador já havia visitado o Hospital do Subúrbio e ficou muito bem impressionado e convencido que era uma opção viável para o estado”, pontua Semayra Gomes.