Com foco na preservação ambiental e na governança, a juventude de 25 países se reunirá em novembro na Bahia para o III Fórum Ibero-americano de Jovens. Para garantir o sucesso do encontro, o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CERBMA/BA) realizou, nesta sexta-feira (11), uma reunião em Entre Rios, para discutir os preparativos do Fórum, que acontecerá no Litoral Norte. A reunião também marcou a inauguração de um meliponário no Ecoparque da Mata, reforçando o compromisso do comitê com a preservação ambiental.
O III Fórum IberoMAB da Juventude será realizado entre os dias 2 e 7 de novembro, reunindo mais de 80 jovens de 25 países, evento que promete ser um marco na discussão sobre sustentabilidade. Este evento, promovido pela Unesco, faz parte do programa Homem e Biosfera (MAB) e destaca-se pela sua importância global. A escolha da Bahia como sede se deu pelo papel de destaque da região na preservação ambiental, com as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da Costa dos Coqueiros desempenhando um papel central nas iniciativas de conservação.
Durante a reunião, membros dos conselhos gestores de três Unidades de Conservação (APA do Litoral Norte, APA de Mangue Seco e APA da Plataforma Continental) estiveram presentes nesta reunião conjunta. Eles discutiram ações estratégicas e visitaram o Ecoparque da Mata, local que sediará o evento. “A visita ao local foi um momento crucial para alinhar expectativas, reconhecer o espaço e identificar melhorias que garantirão o sucesso do encontro, que terá como foco principal a definição da governança e a implementação de ações práticas voltadas à biodiversidade e mudanças climáticas”, destacou Adriana, representante do Inema.
Rodrigo Araújo, oficial de projetos da Unesco no Brasil, expressou sua empolgação sobre o III Fórum Ibero-americano de Jovens da Rede Iberomab. “É com muita alegria que o Brasil recebe este encontro, que faz parte do programa Homem e Biosfera da Unesco. Para nós, é uma honra sediar a terceira edição deste fórum, que reúne jovens de 23 países. O Brasil se destaca globalmente pela sua estrutura de governança e pelo engajamento da juventude na preservação da sociobiodiversidade. E não poderia haver lugar mais adequado para esse evento do que a Bahia, que reflete a força e o compromisso do nosso país com a sustentabilidade.”
A Bahia foi escolhida como palco do III Fórum Ibero-americano de Jovens da Rede Iberomab, reforçando seu protagonismo em ações de preservação ambiental e valorização cultural. Melissa Branco, representante do MAB, destacou a escolha do local como um reconhecimento merecido: “Aqui temos uma diversidade cultural única, com comunidades quilombolas, indígenas e de terreiro, que enriquece ainda mais o compromisso com a sustentabilidade.”
Ela também enfatizou que o Fórum é apenas uma etapa inicial: “Todos os jovens que participarão deste evento têm a missão de voltar aos seus territórios e implementar as ações e aprendizados que desenvolveremos aqui. Nossos objetivos são claros: definir nossa governança e promover ações práticas em prol da biodiversidade e das mudanças climáticas.”
Meliponário no Ecoparque da Mata
Outro destaque da reunião foi a inauguração de um meliponário no Ecoparque da Mata. Este espaço dedicado à criação de abelhas nativas sem ferrão, conhecidas como meliponíneas, representa um importante passo na conservação da biodiversidade local. O meliponário servirá como um centro de educação ambiental, onde visitantes poderão aprender sobre a importância da preservação dessas espécies e seu papel no equilíbrio ecológico.
A iniciativa reforça o compromisso do CERBMA/BA com a sustentabilidade e a proteção dos ecossistemas locais, integrando o conhecimento tradicional das comunidades à ciência moderna. Com essas ações, o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica da Bahia reafirma seu compromisso com a conservação ambiental e o fortalecimento da participação jovem em projetos de preservação e sustentabilidade, preparando o terreno para o III Fórum IberoMAB da Juventude.
Fonte: Ascom/Sema