A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) finaliza, nesta semana, a análise das 30 propostas inscritas no Prêmio Bahia Sustentável 2024. Nesta edição, os projetos inscritos foram divididos em duas categorias principais: Ideia Sustentável e Tecnologia Social Sustentável.
O prêmio faz parte do Programa Bahia Mais Verde, coordenada pela Sema e financiada com recursos do Fundo de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa), que visa estimular e reconhecer as melhores iniciativas voltadas à melhoria da qualidade de vida e à conservação do meio ambiente no estado. Os nomes dos finalistas serão divulgados até o próximo dia 15 de novembro, com a cerimônia de premiação programada para dezembro.
A categoria Ideia Sustentável contou com 11 propostas e vai premiar inovações técnicas e estudos que contribuam para a sustentabilidade, com foco em temas como a restauração de áreas degradadas, combate à desertificação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Desse total, cinco delas está focada em inovação tecnológica e seis em pesquisa ambiental.
Já a Tecnologia Social Sustentável, obteve 19 propostas e abrange experiências e tecnologias que melhoram a qualidade ambiental e de vida nas comunidades, sendo 11 voltadas para cidade e 8 para campo. As propostas abordam uma ampla gama de ações, incluindo reposição florestal, agricultura familiar, reciclagem, economia circular, recuperação de manguezais e educação ambiental, refletindo o compromisso da Bahia com a sustentabilidade.
Os três finalistas de cada categoria e subcategoria receberão o “Selo Prêmio Bahia Sustentável 2024”, enquanto os vencedores serão agraciados com um troféu e uma viagem técnica nacional, permitindo-lhes conhecer experiências inovadoras em outras partes do país. As inscrições para a 2ª edição do Prêmio Bahia Sustentável encerram no último dia 30 de setembro.
Fonte: Ascom/Sema