Cerca de 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, 50 empresas, organizações e prefeituras de todo o Brasil, 95 palestrantes de dez países. Os números da terceira edição do Smart City Expo Curitiba, que terminou nesta sexta (25) no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi), impressionam e consolidam a capital paranaense no panorama global de cidades inteligentes. A análise é de Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona, que chancela o evento pelo globo. “É uma satisfação poder voltar a Curitiba com um evento presencial, marcando o início da agenda anual do Smart City Expo pelo mundo. A pandemia nos mostrou que não há nada como eventos presenciais na geração de negócios, acordos e investimentos. E os eventos agora estão se mostrando mais exitosos, com as pessoas ansiosas para se reencontrarem pessoalmente. Curitiba foi um grande exemplo nesses dois dias. O evento mobiliza muito as pessoas e faz com que as cidades desejem sediá-lo. Já recebemos muitas propostas de cidades brasileiras, mas seguiremos em Curitiba”, disse Zapatero.
O evento é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil, sediado em Curitiba. “É uma satisfação para o iCities fomentar pela terceira vez esse ambiente de networking em inovação entre o poder público, a iniciativa privada e a academia, que é o Smart City Expo Curitiba. Mesmo diante da pausa forçada de dois anos pela pandemia, as edições crescem tanto em qualidade do conteúdo apresentado no congresso e nos estandes da feira de exposição, quanto em quantidade de engajamento e público, presencial e remoto. É uma missão que a nossa empresa, nascida em Curitiba há 11 anos, vem desenvolvendo com entusiasmo pelo Brasil enquanto hub de negócios e projetos”, celebra Beto Marcelino, sócio-fundador e diretor de relações governamentais do iCities.
Prefeitos e representantes de 200 cidades estiveram no Smart City Expo Curitiba, que também foi sede do encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do lançamento da Frente Parlamentar do Congresso Nacional para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes (FP Smart Cities). Outro lançamento feito no evento foi a nova marca da Copel Telecom, agora Ligga Telecom, que vai operar os serviços de 5G no Paraná, em São Paulo e na Região Norte. A ABDI também ooficializou com o prefeito Rafael Greca o projeto piloto do programa Conecta 5G, com a entrega simbólica da luminária inteligente com antena de 5G integrada, que será testada pioneiramente na cidade ainda neste ano.
Cidades mais fortes
As temáticas debatidas e fomentadas pelo evento se tornaram ainda mais sensíveis e fundamentais diante da pandemia. “Nesses momentos, as cidades que saem da pandemia precisam ser mais fortes em seu papel de apoiar os cidadãos com tecnologias e soluções para melhorar sua qualidade de vida. E Curitiba toma à frente mais uma vez desse movimento das cidades brasileiras que melhor se organizam para oferecer essas soluções. Até o fim deste ano, estaremos em Doha, no Qatar, na semana que vem; em Mérida (México) no mês de junho; em setembro iremos para Miami (EUA), pela primeira vez, depois de estarmos dois anos em Atlanta; em outubro será a segunda edição em Xangai (China); em novembro a agenda se fecha com o World Congress em Barcelona (Espanha)”, antecipa Zapatero.
Para Pilar Conesa, curadora da Fira Barcelona nos Smart City Expos pelo mundo, o cenário das cidades europeias se tornou ainda mais desafiador este ano. “Superamos a pandemia, finalmente, mas nos deparamos com uma nova guerra. O pensamento de todos nós está com os ucranianos, que já começaram uma onda migratória de refugiados de guerra que certamente desafiará nossas cidades, principalmente pela Europa. Por isso é fundamental ampliarmos os ambientes de debate e trocas de experiências de sucesso entre prefeituras, governos e empresas, nosso objetivo com o Expo.”
Com entrada gratuita e arrecadação de alimentos para entidades beneficentes, a área de exposição reuniu 50 estandes de empresas e organizações que desenvolvem soluções inteligentes para melhorar a vida no planeta. Com apoio da Prefeitura de Curitiba, Agência Curitiba, Vale do Pinhão, Copel, Sanepar, BRDE e Compagas, o evento foi patrocinado por empresas como ABDI, Indra/Minsait, Mastercard, Sebrae Paraná, Renault, Enel X, Planet Smart City e Geotab.