Para a professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Rafael Oliveira, em Cajazeiras 8, Flávia Janaína, as perguntas do Quiz Literário dialogam com o conteúdo trabalhado com os alunos: “em uma geração tomada pela tecnologia, ter o livro físico é reviver memórias e trazer a importância de sair das telas, reforçar o que trabalhamos na escola. Nós abordamos agora a Consciência Negra, autores baianos, então, a memória deles ainda está fresca. É importante eles saberem que o conteúdo trabalhado em sala vai ser usado fora dela. Gostei muito do incentivo da Fundação Pedro Calmon de garantir o acesso ao livro nas comunidades periféricas, isso reafirma que sim, produzimos muita coisa boa aqui”.
Na Casa do Governo, o espaço da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), registrou em fotografias os momentos de aprendizado, mas também de entretenimento. Uma das visitantes do espaço, Márcia Menezes, destacou que entrou para tirar a foto e saiu surpresa com a quantidade de serviços oferecidos na Casa do Governo.
“Eu amo fotografia e achei brilhante esse espaço, assim como toda informação obtida. Sou moradora do bairro, estou muito contente com a volta desse Festival, é gratificante ver o ginásio tomado de arte e literatura. Que venham mais eventos como esse”.
Além da programação da Casa do Governo, o Flicaj acontece com uma gama de atividades paralelas em espaços como a Arena Flicaj, que nesta sexta-feira contou com o Sarau do Jaca, homenagens, Mesa Literária ‘Narrativas Indígenas contemporâneas na literatura brasileira, com participação de Gleice Ferreira, Yalle Tárique e Jade Lobo.
A programação da Arena, teve segmento com Banda, Coral e Desfile de Penteados Afro realizado pela Secretaria de Educação da Bahia. O Painel ‘Potências Negras, trouxe Fióte e Nouve para falar sobre Narrativas Criativas para transformas o mercado artístico e cultural no Brasil. O dia encerrou com o som envolvente de Zitto e da banda Àttooxxá, que fizeram a animação do público.
Até este sábado (7), o público também poderá participar dos eventos na Flicajizinha, Conversando com Flicaj e Rótula Cultural, que traz toda a efervescência cultural e literária de Cajazeiras.
Além das atrações principais, a Casa do Governo oferece atividades permanentes, como o Cantinho da Leitura, a Biblioteca de Extensão (BIBEX) e a exposição Corra Para o Abraço, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com o acesso à educação e à cultura.
A programação continua trazendo mais música, literatura e encontros inspiradores.
Confira a programação completa no perfil do Instagram @flicajoficial_
O Flicaj
O Festival Literário de Cajazeiras é realizado pela Mafuá Produções e patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e do programa Bahia Literária, uma ação da Fundação Pedro Calmon, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (SecultBA). Conta ainda com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A Casa do Governo no Flicaj 2024 reúne ações das Secretarias de Educação (SEC); de Cultura (Secult-BA), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC) e Fundação Cultural da Bahia (Funceb); de Saúde (Sesab); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Também participam a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV); a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb); o SineBahia e a Empresa Gráfica da Bahia (EGBA).
Fonte: Ascom/FPC