Os ambulantes que trabalham no Festival Virada Salvador 2025 já começaram a utilizar a estrutura de quatro contêineres com chuveiros que está disponível na Arena O Canto da Cidade, na Orla da Boca do Rio. Com as altas temperaturas da capital baiana previstas para os próximos dias, os equipamentos foram instalados pela Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) com o objetivo de garantir a higiene pessoal diária às pessoas que vivem do comércio durante os cinco dias de festa.
Localizado em frente à Central de Catadores, o espaço foi aberto na sexta-feira (27), e seguirá à disposição dos trabalhadores até o dia 31, último dia do evento. Não é preciso se cadastrar para usar os chuveiros, que funcionam sempre das 8h às 15h. Filha de ambulante e vendedora desde a adolescência, Maiara Jesus, 33 anos, sempre vende bebidas no Festival Virada. “Sou ambulante desde a barriga de minha mãe. É de geração para geração, inclusive minha mãe está aqui. Temos muito orgulho do nosso ofício”, afirmou.
Ela conta ainda que sempre utiliza o chuveiro antes de iniciar a maratona de vendas. “Nada melhor do que tomar um banho e ficar cheirosa para atender nossos clientes. Esse espaço é maravilhoso. Água é vida”, diz ela, contando que já estreou o espaço neste ano.
De acordo com Carlos Augusto Gomes, presidente da Limpurb, os equipamentos são extremamente funcionais e possibilitam comodidade às pessoas que trabalham por muitas horas no festival. “Sabemos que muitos ambulantes sequer deixam a arena ao longo desses cinco dias. Nada mais justo do que ofertarmos o espaço com chuveiro para que possam se higienizar. Montamos essa estrutura em grandes eventos, a exemplo do Festival e do Carnaval, e é sempre muito recebida pelos trabalhadores e trabalhadoras”, pontua.
A idosa Edna Ribeiro, 67 anos, atua como ambulante há mais de 20 anos. Sempre presente no festival, a vendedora elogiou a estrutura de chuveiros disponibilizada para os vendedores. “Tomar banho é muito bom, ainda mais nesse calor danado. A gente trabalha até mais feliz depois de uma chuveirada”, brinca a comerciante.
Banheiros – Além dos chuveiros, mais de 520 banheiros químicos e 16 contêineres climatizados (feminino, masculino, PcD) estão disponíveis tanto para o público do festival como para os trabalhadores. A Limpurb conta com um efetivo de 312 profissionais, bem como cerca de 35 equipamentos – entre compactadores, sugadores, sopradores, caminhões pipa, tratores e motocoletoras – durante os cinco dias de festa, atuando na supervisão e higienização dos equipamentos.
Como parte operacional da limpeza e reaproveitamento de resíduos, foram instaladas 60 caixas contentoras, com adesivação personalizada para efetuar a separação de resíduos secos e úmidos.
Além disso, em parceria com o Instituto Heinken e a Solos, a Limpurb estruturou a Central de Reciclagem – operacionalizada pela cooperativa Coopcicla – voltada tanto para o armazenamento dos recicláveis coletados na arena, enquanto a cooperativa CRUN fará a separação dos resíduos produzidos nos camarotes.
Programação – O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 27 a 31 de dezembro de 2024 na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. A programação completa pode ser acessada pelo site http://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/, pelo instagram @viradasalvador ou pelo Youtube https://www.youtube.com/@PrefSalvador.
Reportagem: Camila Vieira / Secom PMS