Os olhares atentos de alunos do ensino médio do Colégio Militar de Salvador (CMS) não esconderam o entusiasmo em conhecer o prédio do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), durante uma atividade extracurricular, na tarde desta quinta-feira (1). Trinta alunos da instituição ainda puderam conhecer ex-integrantes da escola que, hoje, fazem parte da estrutura da pasta.
O grupo chegou ao edifício 2 de Julho cheio de curiosidade. A primeira parada foi no auditório Investigador Mestre Álvaro, onde foi recepcionado pelo subsecretário da SSP, Hélio Jorge Paixão, e pode conhecer um pouco a estrutura da secretaria.
“Para nós é um prazer imenso recebê-los em nossa casa, lugar que, com certeza, estará de braços abertos para recebê-los, assim que terminarem o colegial e desejem seguir a carreira na polícia da Bahia”, afirmou. Ansiosa pelo encontro, a aluna da turma de 2003 do CMS e integrante da assessoria técnica do gabinete da delegada-geral, a Escrivã da Polícia Civil, Miucha Isensee, não escondeu a felicidade com o reencontro.
“Pra mim é um grande privilégio estar aqui e poder reencontrar companheiros de turma e conhecer a nova geração de alunos. Sempre que falo do tempo em que fui estudante, me lembro do colégio com grande carinho”, disse.
Visita às estruturas
Após conhecerem como funciona o trabalho das forças e superintendências da pasta, os estudantes seguiram para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), e puderam ver de perto como funciona o atendimento ao público via 190. A forma como o Cicom recepciona os alertas dos sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas foi detalhado para os adolescentes que, na oportunidade, também puderam conhecer o setor de teledespacho.
“Com certeza essa visita só nos incentivará ainda mais a seguir essa carreira importante, que eu penso em seguir também, e a definir a nossa escolha profissional”, contou o aluno do segundo ano do ensino médio Wesley Ramos, que também é filho da comandante da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Rio Vermelho), major Érica Patrícia.
Estiveram presentes no encontro, além do subsecretário da SSP, o chefe de Gabinete da pasta, Maurício Chaouí, os superintendentes da Gestão Integrada da Ação Policial (SIAP), André Augusto Barreto, de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), coronel Marcos Antônio Oliveira, de Telecomunicações, tenente-coronel Renato Lima, os coordenadores de Inteligência Estratégica da Superintendência de Inteligência (SI), da Diretoria de Planejamento Integrado do Siap, de Desenvolvimento Institucional da Siap, tenentes-coronéis Neildo Feitas Filho, Arnaldo Oliveira Neto e Henrique Leite Alvarez, respectivamente.
O subcomandante de Operações Bombeiro Militar da capital e RMS, tenente-coronel Jadilson Lopes, e as capitãs, Maíra Galindo e Taís Fanelli, também ex-alunas, participaram do encontro.
Fotos: Rafael Rodrigues