O final de semana será de muito kickboxing no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma, na Cidade de Baixa. Seguindo o ritmo da tradição e do axé da Procissão do Senhor do Bonfim que movimenta a região nesta quinta-feira, 16, o equipamento da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vai receber o Festival de Kickboxing aberto ao público, no sábado (18), e o tradicional Rei da CBX no domingo (19)
O presidente da Federação de Kickboxing da Bahia, Hylton Matos, comemora a realização de dois grandes eventos logo no início do ano graças ao apoio da Sudesb. “2024 foi um ano incrível com o apoio da Sudesb de competições, aulões e capacitações. O número de adeptos foi sensacional. Já vamos começar 2025 com evento. Essa parceria está realmente vinda para engrandecer a modalidade”, comenta.
Rei da CBX – Um dos eventos mais consagrados do kickboxing baiano terá sua próxima edição neste domingo, a partir das 10h, no Centro de Boxe, com entrada gratuita. Com equipes de cidades como Alagoinhas, Candeias, Madre de Deus, Euclides da Cunha, Filadelfia, Feira de Santana, Vera Cruz, e toda Salvador, as variações K1 e Kick Light (combates no ringue e no tatame), serão disputadas no evento criado em 2015.
O Rei da CBX chega à sua oitava edição evoluindo cada vez mais no cenário nacional do kickboxing, segundo Hylton. “O propósito era ser um dos eventos de atletas da Cidade Baixa, mas foi tomando uma proporção gigantesca, sendo aberto de forma estadual e com representantes de outros estados. Está se consagrando como nacional com um número significativo de atletas e surpreendendo a todos. Já começa a pontuar para o ranking baiano de 2025 como a primeira competição e integrar a Seleção Baiana”, explica.
Festival– Já o festival, que será aberto a todas as equipes, com inscrições gratuitas, terá início às 9h deste sábado, na casa dos esportes de luta e combate da Bahia. O evento terá o formato de aulões com participação de alguns dos principais professores e líderes de equipes de kickboxing do estado da Bahia, passando todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos numa manhã repleta de aprendizagem prática e teórica.
Com equipes representantes da capital e de diversas cidades do interior da Bahia já confirmadas, a expectativa é bater recordes de participantes, segundo o presidente da FKBA. “Ano passado, só conseguimos fazer evento depois do carnaval. Neste ano, o número de atletas supera de longe as etapas passadas e será o maior de todos os nossos eventos logo após pausa de treinamentos. Isso ratifica que a parceria é realmente de sucesso. O agradecimento é especial pela Sudesb como entusiastas do kickboxing na expectativa de um ano incrível com quase uma etapa por mês”, finaliza.
Fonte: Ascom/Sudesb