O Bem Bahia desta quinta-feira (5) confere os detalhes do espetáculo ‘Os dias lindos de Celina Bonsucesso’, e vai a Bom Jesus da Lapa para apreciar a obra do escultor Deocleciano Martins. O telespectador também acompanha os populares festejos sincréticos de São Roque, em Salvador. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h30, com reprises às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30. Também é possível acompanhar pelo canal da TVE no YouTube, no link youtube.com/tvebahia.
Com texto do dramaturgo e professor da Escola de Teatro da UFBA Paulo Henrique Alcântara e direção de Hyago Matos, o espetáculo ‘Os Dias Lindos de Celina Bonsucesso’ é uma homenagem à atriz Yumara Rodrigues, que celebra 60 anos de carreira e 90 anos de vida. A equipe do Bem Bahia vai até o Teatro Martim Gonçalves para conferir a peça, bater um papo com a equipe, o elenco e o público.
Seguindo para o oeste da Bahia, o telespectador conhece a obra do escultor Deocleciano Martins de Oliveira Filho, que deixou nove de suas estátuas de bronze na entrada do Santuário de Bom Jesus da Lapa. O artista, que também era jurista e escritor, nunca cobrou pelas suas produções. O passeio é conduzido por Sebastião Guedes, vigilante do santuário há 25 anos, que conta mais sobre os temas dessas estátuas.
Na Igreja de São Lázaro e São Roque, localizada na Ladeira de Xaponã, na Federação, acontece em agosto a celebração sincrética dos festejos de São Roque, protetor dos enfermos, e de Omolú, orixá da doença e da cura. O Bem Bahia acompanha o cortejo, que parte do Pelourinho em direção à igreja, e o Padre Casemiro conta detalhes sobre essa tradição que une a fé católica e a identidade afro-brasileira.
Fonte: Ascom/Irdeb