Fotos: Bruno Concha/Secom
Para combater e controlar a disseminação do Aedes aegypti, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza inspeções e ações de conscientização em escolas da capital baiana. Nesta sexta-feira (27), agentes de endemias vistoriaram pontos estratégicos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mário Altenfelder, no Lobato.
O trabalho de combate ao Aedes aegypti acontece diariamente. As inspeções em escolas são realizadas de 15 em 15 dias, para evitar que os focos sejam transformados em aliados. A região do Subúrbio conta com 13 equipes de combate a endemias. Nessa área, atuam 97 agentes. No período de um mês, nesta região, há a inspeção de cerca de 70 escolas.
Caso haja a necessidade, o ambiente é tratado e a direção da instituição é orientada sobre os cuidados necessários. Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a equipe sinaliza a secretaria da escola sobre a necessidade de manter os depósitos e reservatórios fechados e o descarte consciente dos inservíveis.
Segundo um dos coordenadores do CCZ, Mário Jorge da Silva, as ações de inspeção e conscientização são determinantes para a redução no número de casos das doenças. “Atuamos no sentido de conscientizar a população para que eles sejam agentes participantes no enfrentamento contra o Aedes. O objetivo é replicar ações de combate ao vetor e evitar a proliferação dos focos dos mosquitos. Nosso trabalho é contínuo e por ciclo, utilizando um cronograma dos pontos estratégicos para assegurar a eficácia do serviço”, explicou.