O atleta iniciou a carreira no Desportivo São Francisco do Conde Esporte Clube, ganhando visibilidade no Bahia de Feira,antes de ser negociado para o Palmeiras.
Cauã não é o primeiro craque revelado em São Francisco do Conde, município a 70 Km de Salvador. Há tempos, o município revela e exporta talentos para o futebol brasileiro e até para fora do país. De lá despontou atleta como Edvaldo dos Santos, conhecido como Baiaco , laureado meio-campista, considerado até hoje o “maior frente de zaga” do tricolor. Em 1969, Baiaco integrou o elenco que não permitiu que o “rei” marcasse seu milésimo gol, numa partida contra o Bahia em plena Fonte Nova.
Na década de 80, a pacata cidade viu mais um de seus filhos sagrar-se campeão. O meia-atacante Osmar dos Santos Machado. Osmar ,– foi Campeão Brasileiro de 1988 pelo Bahia.
Desde então, muita coisa evoluiu no mundo do futebol, e São Francisco do Conde com o projeto social Desportivo São Francisco do Conde Esporte Clube continua oferecendo promessas do futebol, como o atacante Cauã – garoto descoberto pelo técnico de futebol Francisco de Assis Filho, “Chico”, professor de Educação Física e apaixonado por futebol. “Descobri o garoto em Salvador jogando em um campo de várzea, nessa época ele tinha 14 anos e sua elegância no trato com a bola me deixou muito impressionado. Conversei com os pais dele para que autorizasse a fazer parte da minha escolinha de futebol, projeto voluntário em parceria com a prefeitura de São Francisco do Conde, que hoje conta com 110 garotos de base infanto-juvenil.
Cauã, o garoto-revelação, passou a disputar e se destacar em competições amadoras . Apostando no seu potencial levamos o garoto para participar de algumas ”peneiras” nos clubes da capital. Bahia e Vitória não demonstraram nenhum interesse, chegando a dizer que lhe faltava qualidade técnica. Conversei muito com ele para que não desistisse e que acreditasse no seu futebol. Foi quando surgiu a oportunidade de levá-lo para o Bahia de Feira onde disputou seu primeiro Campeonato Baiano Infantil. Na competição, Cauã disputou sete partidas, sendo o artilheiro com seis gols.
Este ano, o atleta participou da 11a Salvador Camp, (torneio de futebol envolvendo categorias de base de vários clubes do Brasil), Patrocinado pelo Atlético (PR), Jacuipense (BA) e Vitória (BA), quando grandes clubes são convidados para observarem novos talentos do futebol. Vale ressaltar que nesse torneio um clube baiano nunca havia chegado a uma final. E o Bahia de Feira, que disputou como convidado, fez bonito e chegou, tendo Cauã sido eleito o melhor jogador da competição. Após o final da disputa, alguns integrantes da comissão técnica vieram falar comigo para que providenciasse a sua documentação, pois, três grandes clubes de fora do estado demonstraram interesse no atleta”.
Na última segunda-feira (26), Cauã viajou para São Paulo sendo incorporado ao atual elenco Sub-17 do Palmeiras.
Dedicação e talento
Para o técnico Chico, o foco e talento para o futebol tornam as chances ainda maiores de Cauã ter sucesso na modalidade. “É um atleta versátil, com bom passe, excelente finalização e visão de jogo. Acredito que em breve estaremos vendo ele jogando na divisão principal do Palmeiras. E se Deus ajudar, na Seleção Brasileira, talento ele tem”.
Atletas em treinamento no Projeto social Desportivo São Francisco do Conde Esporte Clube.
Cauã Souza Rocha, acompanhado do técnico Francisco Assis (Chico).
Cauã, agora jogador do Palmeiras categoria Sub-17.
Projeto social Desportivo São Francisco do Conde Esporte Clube.