Empresas, autônomos e veículos de imprensa que irão prestar serviços no Carnaval 2025, com cadastros aprovados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), já podem retirar a credencial de Trânsito Livre. A retirada deve ser feita exclusivamente no posto de atendimento do Salvador Shopping, piso L1, próximo às Lojas Americanas, a partir da próxima segunda-feira (27).
O documento é obrigatório para a circulação de veículos em áreas restritas no período momesco. O cadastro de veículos para obter a credencial segue até o dia 24 de fevereiro e é exclusivamente on-line por meio do site https://mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br/.
Para obter a credencial, os interessados devem apresentar a documentação exigida no ato da retirada, incluindo o contrato social para pessoas jurídicas ou documento de identidade para pessoas físicas, além do CPF ou CNPJ, comprovante de endereço atualizado, contrato de prestação de serviço com firma reconhecida, CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) atualizado e, no caso de empresas, a certidão negativa municipal também atualizada. A documentação será analisada pela Transalvador, que poderá negar a entrega caso sejam constatadas irregularidades ou inconformidades nas informações apresentadas.
Uso – O uso da credencial de Trânsito Livre é restrito ao veículo autorizado, sendo proibida a utilização em qualquer outro veículo. Caso isso ocorra, o documento será confiscado e o infrator estará sujeito às penalidades previstas em lei.
O superintendente da Transalvador, Decio Martins, explica que o Carnaval de Salvador demanda planejamento detalhado e ações estratégicas para promover a mobilidade urbana e a segurança das pessoas. “A emissão da credencial de Trânsito Livre é uma medida essencial para organizar o acesso de veículos nas áreas restritas dos circuitos, priorizando aqueles que desempenham atividades indispensáveis, como serviços a artistas, camarotes e estabelecimentos comerciais, além de abastecimento”, diz.
Imprensa – Os carros da imprensa que irão atuar no Carnaval não pagam pela credencial de trânsito livre, mas devem estar plotados. No ato da solicitação, deve ser enviada foto do veículo com a plotagem.
Texto: Ascom/Transalvador