Cursos de capacitação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) para profissionais de bares, restaurantes e hotéis do município integram as ações da pasta para o Bahia Beer Festival – Alagoinhas 2024, na zona turística Caminhos do Sertão. O evento cervejeiro acontece de 15 a 17 de novembro, com expectativa de superar o público do ano passado, que foi de mais de 100 mil pessoas, em uma parceria entre a Prefeitura de Alagoinhas e o Governo do Estado.
As capacitações gratuitas da Setur-BA foram realizadas, nesta semana, abordando higiene na manipulação de alimentos e bebidas e qualidade no atendimento ao turista. “Iniciamos o cronograma de ações para o festival com a divulgação do evento no cenário nacional, e agora realizamos a capacitação para preparar o trade turístico que irá receber os visitantes. Os cursos vão contribuir também para o acolhimento aos turistas no São João, que é forte na região”, explicou o assessor de Planejamento e Gestão da Setur-BA, João Henrique Paolilo.
“Um dos pontos mais significativos para quem tem um ponto comercial é oferecer serviços de qualidade, que perpassa pela preparação da mão de obra. Essas capacitações trazem benefícios para além do Bahia Beer”, destacou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Alagoinhas, Iraci Gama.
Funcionário de uma loja de fast food, Gabriel de Jesus saiu do curso motivado: “vai somar bastante em minha vida profissional. Precisamos nos preparar para atender melhor os turistas que chegam à nossa cidade. A loja em que trabalho terá um estande no festival de cerveja, onde irei aplicar os novos conhecimentos”.
“Foram tratadas, aqui, situações que realmente a gente passa no dia a dia e que precisamos saber como lidar. Existe uma expectativa muito grande para a festa cervejeira e precisamos estar bem preparados”, completou Pedro Henrique Teixeira, recepcionista de um hotel da cidade.
Neste ano, o Bahia Beer Festival-Alagoinhas levará para o Parque de Exposições Miguel Fontes uma extensa programação, com exposições, workshops, gastronomia e apresentações musicais. Entre as novidades, está o Concurso e Congresso Internacional de Cerveja Artesanal, com a participação de marcas baianas, como a Cacaulier, que acaba de lançar a Pilsen Mel de Cacau, a primeira cerveja feita com o mel do fruto produzido no sul do estado, usando ingredientes 100% naturais e sem conservantes.
Fonte: Ascom/Setur-BA