A campanha “Oxe, me respeite” é uma das ações que estão sendo realizadas pela Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM), na micareta de Feira de Santana, que ocorre desta quinta-feira (18) até domingo (21). Em diferentes pontos do circuito da folia, as equipes atuarão com foco na prevenção à violência contra as mulheres e à importunação sexual.
A secretária das Mulheres do Estado da Bahia, Elisangela Araújo, falou sobre a importância destas iniciativas serem potencializadas em festas populares como a micareta. “A nossa ação para a micareta de Feira de Santana começou com bastante antecedência, envolvendo desde a formação das pessoas que irão trabalhar até a ampliação da nossa parceria com as demais secretarias de governo. Acredito que a gente vai conseguir, cada vez mais, avançar para um processo em que as festas populares tenham um lugar de respeito, de diversão e de não violência contra as mulheres”, afirmou.
Durante os quatro dias da micareta, uma Unidade Móvel da SPM permanecerá aberta das 15h às 3h da madrugada, no cruzamento das Avenidas Presidente Dutra e João Durval. No ônibus, serão prestados serviços de acolhimento, apoio psicológico, atendimento jurídico e social às mulheres, por meio de uma equipe multidisciplinar. A iniciativa ocorrerá em parceria com as secretarias estaduais de Justiça e Direitos Humanos, da Segurança Pública (SSP) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e com o Detran. Além disso, serão distribuídos materiais como ventarolas, tatuagens, panfletos e preguinhas, para promover a conscientização sobre a importância do respeito e da igualdade de gênero.
Campanha Laço Branco
A Campanha Laço Branco é outra iniciativa que será desenvolvida no tradicional bloco de concentração masculina “Lá vem elas”. Será distribuída uma pulseira branca com as frases: “Oxe, eu respeito às mulheres!” e “Folia não combina com misoginia”. A ação ocorrerá em parceria com os administradores do bloco, que tem 35 anos de existência. Já em parceria com o Detran, acontecerá a Blitz Educativa contra a importunação no trânsito e na avenida.
Aplicativo de georreferenciamento
Outro serviço prestado durante a micareta será mediante o uso do App SPM Folia, que está disponível para Android e IOS. O aplicativo de georreferenciamento permite o acesso a serviços, a exemplo de como encontrar a rede de apoio às mulheres no circuito da folia e visa garantir a segurança e o bem-estar das mulheres incorporando valores de segurança, igualdade e empoderamento.
Fonte: Ascom/SPM