O Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, vai ganhar sessão especial na Câmara Municipal de Salvador. A atividade acontecerá no dia 8 de novembro, às 14h, e será dirigida pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB), no Plenário Cosme de Farias. O parlamentar também é autor de projeto de indicação que reforça a campanha pela saúde masculina na capital.
De acordo com Hélio Ferreira, o Novembro Azul é uma campanha de grande importância para toda a sociedade, com informações e orientações sobre uma doença que tem prejudicado os homens. “Estudos científicos apontam que a maioria das pessoas do sexo masculino terá problemas benignos ou malignos de próstata. Portanto, promoveremos uma sessão especial para informar e orientar a sociedade”, afirmou.
No Brasil, este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. A doença fica atrás somente da neoplasia de pele não-melanoma. Cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é que este ano sejam registrados 66 casos para cada 100 mil homens.
De acordo com especialistas, os homens com idade superior a 50 anos devem realizar anualmente exames de toque e o PSA. Caso exista história familiar de câncer de próstata, os procedimentos devem ser realizados a partir dos 40 anos, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17, mas em todo o mundo a campanha é realizada ao longo do mês de novembro.
Projeto
Hélio Ferreira sugeriu ao Executivo Estadual, por meio do Projeto de Indicação nº 333/18, a intensificação do Novembro Azul voltada para os trabalhadores rodoviários em todos os grandes terminais de ônibus de Salvador.
“Os rodoviários representam uma grande parcela do público alvo da campanha, então, esse incentivo nos locais de grande circulação desta categoria profissional facilitará a participação deles nesta ação”, explicou o parlamentar.