A Câmara Municipal de Salvador promoveu nesta terça-feira (4), no Plenário Cosme de Farias, sessão especial em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro. O evento foi requerido e dirigido pelo vereador Téo Senna (PHS).
Formado em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), Téo Senna ressaltou que, além de promover exercícios corporais, este profissional é responsável por planejar, supervisionar e coordenar atividades esportivas e recreativas.
“A importância da educação física vai muito além da estética, engloba a saúde pública, por isso o educador físico é um profissional da saúde que contribui para o desenvolvimento da qualidade da vida humana”, afirmou o vereador.
A profissão foi regulamentada no Brasil em 1998, através da Lei nº 9.696, enquanto que a data comemorativa foi instituída por força da Lei Federal nº 11.342/06.
Durante o evento, Téo se comprometeu em mobilizar um fórum de discussões em prol da educação física na Comissão de Educação, Esporte e Lazer da Câmara.
De acordo com Lauro Gurgel, coordenador do Curso de Educação Física da Universidade Católica do Salvador (UCSal), o segmento precisa manter elos e enxergar o Poder Público como aliado para fortalecimento da categoria. “Enquanto educadores não podemos pensar na educação física apenas como corpo em movimento, é preciso saber contextualizar que esta é uma ação abrangente, que ensina, por exemplo, a saber perder e ganhar. Daí a importância do esporte nas escolas”, frisou.
Além dos citados, completaram a mesa da sessão o vereador licenciado e secretário municipal do Trabalho, Esporte e Lazer, Geraldo Júnior (que presidiu a sessão durante discurso de Téo); o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Paulo César Vieira Lima; o professor de Educação Física Anselmo Barcelona; e o advogado e professor de Educação Física, Rogério Mora.