A Câmara aprovou em regime de urgência, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 07/2022, de autoria do Executivo Municipal, que garante o pagamento do retroativo da mudança de nível dos professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. A matéria foi apreciada na sessão ordinária da tarde desta terça-feira (1º). Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB).
Ainda na sessão ordinária, o presidente Geraldo Júnior foi parabenizado pelos pares por ter sido eleito para o cargo de vice-governador da Bahia, no pleito do último domingo (30), e que também elegeu Jerônimo Rodrigues (PT) governador da Bahia para o mandato de quatro anos, de 2023 a 2026. Deixará o cargo, em 31 de dezembro, o governador Rui Costa.
Os vereadores de oposição destacaram a eleição do ex-presidente Lula da Silva, candidato do PT, que voltará à presidência do Brasil para um terceiro mandato. Ele obteve 50,9% dos votos válidos, ou seja, 60.345.999 votos. Deixará a cadeira o presidente Jair Bolsonaro, derrotado com 49,1% dos votos válidos, correspondendo a 58.206.354 votos.
Discurso
Em seu discurso de agradecimento pela eleição ao cargo de vice-governador, Geraldo Júnior mostrou gratidão, falou de lealdade, lembrou do seu pai, Super Geraldo, e citou “forças ocultas” que tentaram impedir a nova caminhada. Resumiu o momento, tomado pela emoção, como “o dia mais feliz de minha vida”.
Ainda em seu pronunciamento, lembrou dos cargos que ocupou na vida pública e frisou que soube “abraçar as oportunidades”. Também destacou a independência da Câmara, não ficando a Casa subalterna ao Executivo Municipal.
Confessou ainda que enfrentou lutas internas, externas e decepções para conseguir atingir o objetivo, sendo, desde sempre, “um homem de partido”, o MDB, e frisou: “Só entro numa guerra para vencer”. Encerrou pedindo “entendimento, paz e harmonia”.
Veto e votação
Antes da votação do PLC nº 07/2022, os vereadores mantiveram o Veto parcial nº 10/2022, que sobrestava a pauta, com voto contrário da oposição e partido independente. O veto recai sobre o art. 3º, § 2º; art. 5º e art. 6º, respectivamente a proibição da indicação dos elevadores como de serviço e social, do Projeto de Lei nº 27/2021, de autoria do vereador Henrique Carballal (PDT).
O PLC nº 07/2022 foi aprovado em caráter de urgência com pareceres das comissões temáticas em conjunto, em plenário, sendo aprovado por unanimidade e com declaração de voto de vereadores.
Integrantes da APLB/Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, dentre outros servidores municipais, acompanharam das galerias do Plenário Cosme de Farias a votação da matéria que assegurou o pagamento do retroativo da mudança de nível dos professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino.
O deputado estadual eleito Matheus Ferreira (MDB) e o deputado federal Joceval Rodrigues (Cidadania) participaram da sessão compondo a mesa de trabalho, bem como o presidente do PSC da Bahia, Heber Santana.