Dia Mundial do Café
Objeto de inúmeros estudos científicos, está mais que provado que o café pode trazer diversos benefícios para a saúde. A ingestão moderada da bebida – 5 xícaras pequenas ao dia – pode melhorar o metabolismo e prevenir doenças. Para quem precisa de uma dose extra de estímulo para a prática da atividade física, o café também pode ser um grande aliado.
Segundo Lucas Farias, gerente técnico do Grupo Smart Fit, o café tem diversas propriedades benéficas devido à cafeína, principal componente da bebida. “A cafeína é uma ótima aliada nos treinos, pois além de dar mais energia ao nosso corpo, proporciona melhora na performance e resistência e acelera o metabolismo”, afirma o educador físico.
Quando consumido antes dos exercícios, pode diminuir a percepção de esforço exigido em cada repetição de movimento e, no pós treino, reduzir a sensação de fadiga muscular e dores. Outro ponto positivo no consumo do café, conta Farias, é que ele pode ser fundamental para quem busca perder peso e gordura corporal. “A cafeína dentro do nosso organismo estimula a lipólise (quebra de gordura) e assim faz com que libere ácidos graxos e glicerol para serem usados como combustível pelo nosso corpo”, diz Farias.
Para Aryane Emerick, nutricionista chefe do Smart Fit Nutri, aplicativo de nutrição do Grupo Smart Fit, a mesma cafeína possui ação anti-inflamatória e antioxidante, que melhora a circulação sanguínea e previne doenças do coração como infarto, pressão alta e derrame. Também combate os radicais livres, estimulando a regeneração celular e a revitalização da pele.
(Foto: Reprodução)