O preparo e as habilidades dos cães Ajax (Pastor Alemão) e Andy (Pastor Mallinois) do Batalhão de Choque ( BPchq) da Polícia Militar resultaram, nesta quinta-feira, 23, na localização de 386 trouxas de maconha e cinco mil pinos para armazenar cocaína. Os materiais estavam soterrados em um matagal na localidade de Nova Brasília de Valéria.
A operação realizada pela 31ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Valéria), com o apoio de equipes da BPchq e da Companhia Independente de Policiamento Tático da Baía de Todos os Santos (CIPT/BTS) teve como propósito a repressão do tráfico de drogas na região.
“Foi uma ação conjunta que resultou na apreensão de entorpecentes e também na condução de dois suspeitos de assaltos a veículos”, informou o comandante da 31ª CIPM, major Elson Pereira.
Escondidas em aproximadamente seis locais diferentes, as drogas foram descobertas através do faro dos cães que indicaram onde estavam localizadas. “São animais fundamentais para o trabalho da polícia, principalmente para ocorrências que envolvem busca de armas e entorpecentes. São heróis”, declarou a comandante da Companhia de Operações com Cães, capitã Samanta Lacerda.
O materiais apreendidos, assim como os suspeitos, foram encaminhados a 8ª Delegacia Territorial do Centro Industrial de Aratú (CIA).