A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lança novos Cadernos de Recomposição de Aprendizagem para os estudantes da 2ª série do Ensino Médio. O material é virtual e está disponível na Plataforma Digital Plurall, sistema que permite o acompanhamento detalhado do nível de conhecimento de cada aluno. A proposta é potencializar as aprendizagens para que ele consiga desenvolver as habilidades dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, em que teve dificuldades. Os cadernos estão disponíveis, na mesma plataforma, tanto para professores como para estudantes.
“Os Cadernos de Aprendizagem são mais uma ferramenta que a secretaria entrega à rede com o objetivo de recompor e fortalecer as aprendizagens dos nossos estudantes. A disponibilização desde a 2ª série é um compromisso com os professores, que poderão planejar suas ações, partindo de avaliações diagnósticas e materiais qualificados. É também um compromisso com os estudantes, que podem ser protagonistas das suas aprendizagens, acessando a plataforma e encontrando orientações para o desenvolvimento de suas habilidades”, explica a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Pereira de Souza.
Com a ferramenta, o professor pode identificar quais os pontos que estão mais defasados e devem ser reforçados, a partir da avaliação que foram aplicadas com as turmas da 2ª série. A plataforma também dá acesso aos cadernos que contêm o material, com exercícios práticos, já direcionados às dificuldades identificadas em cada turma. O aluno também pode acessar o sistema, conferir o resultado de sua avaliação, fazer consultas e tirar dúvidas sobre os assuntos que não conseguiu um bom desempenho.
O material pode ser acessado através da Plataforma Plurall, no endereço https://login.plurall.net/. É necessário, ainda, fazer o login com o e-mail cadastrado no RH Bahia e a data de nascimento. Os estudantes podem acessar pelo e-mail disponibilizado pela SEC. As informações sobre a utilização dos cadernos estão disponíveis no Canal Educação Bahia, no Youtube.
Os cadernos são utilizados de forma off-line. Para isso, é preciso abri-los acessando a internet, clicar no ícone “Manter livro off-line“ e levá-los para sala de aula para a sua utilização. O mesmo ocorre no acesso aos cadernos do estudante. Outro meio é a utilização do caderno no momento de planejamento das aulas a serem ministradas. O material também possibilita seleção de texto, que pode ser copiado e colado na seção Maestro da Plataforma Plurall, para a criação de atividades a serem impressas ou enviadas aos estudantes.
Fonte: Ascom/SEC