Os interessados em trabalhar na Lavagem de Itapuã, em Salvador, no dia 1º de fevereiro, devem fazer o licenciamento na quarta-feira (10), pelo site do Sistema de Credenciamento de Ambulantes. Serão disponibilizadas 530 vagas distribuídas entre isopor, baianas, carrinhos e food trucks. Conforme a perefeitura da capital, o procedimento deve ser feito entre 10h e 23h59, ou enquanto houver vagas.
O cadastramento será presencial para as baianas de acarajé, que devem comparecer no setor de Licenciamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), localizado na Rua Dom Avelar Brandão Vilela, Pirajá (ao lado da Coelba).
Após o cadastro pelo site, o ambulante deve comparecer ao setor de Licenciamento da Semop, com documentos pessoais e o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pago, para efetivar o cadastro. Cada licenciado terá direito a um isopor, que deverá ser retirado no dia e horário publicados no DAM.
Os valores da licença variam entre R$ 25,06 para tabuleiros e R$451,13 para food trucks acima de 10m de comprimento. A prefeitura alerta que não será permitida a comercialização de produtos em carros de mão, fogareiros, churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Também é proibido o uso de embalagens reaproveitadas, de louças, alumínio ou de vidro, devendo ser descartáveis. Todo material irregular será apreendido pelas equipes de fiscalização.