Passar no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é o primeiro desafio de muitos bacharéis em direito, e o que não falta no país são candidatos para a prova, já que o Brasil possui o maior número de faculdade de Direito no mundo. De acordo com últimos dados do Ministério da Educação, em 2018, o país já contava com 1.502 cursos para formar alunos na área. Diante dessa alta demanda na área jurídica, o Gran Cursos Online levantou, recentemente, que a OAB ocupou o 2º lugar no ranking das provas mais procuradas em 2021. Em 1º lugar ficou o concurso público do Banco do Brasil, enquanto o certame da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro fechou o TOP 3 da lista.
Segundo a pesquisa do Gran Cursos Online, que analisou os acessos em seu site, o interesse pelo exame cresceu 36% em todo território nacional, entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022. Com grande destaque das regiões Norte e Nordeste, onde as buscas pela OAB aumentaram, respectivamente, 54% e 53% em relação ao mesmo período. Em seguida, as regiões Centro-oeste e Sul aparecem juntas, com 33% de acréscimo e, logo após, a região Sudeste, com 27%.
Além disso, dos 10 estados com maiores crescimentos no comparativo anual na procura pelo exame, nove são nortistas ou nordestinos. No topo do lista, está o Ceará, com um aumento próximo de 114%, seguido pelo Amapá, com quase 84%, e Acre, com 70%. A seguir, confira a lista completa dos estados com maior crescimento no período entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022.