O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta sexta-feira (9) que vai prorrogar todas as medidas restritivas em vigor por mais uma semana. O gestor também afirmou que analisa a volta das aulas presenciais da rede municipal.
“Iremos fazer ajustes na indústrias, iremos fazer ajustes em bares e restaurantes meio-dia, principalmente aqui no Centro da cidade, para funcionar dia de segunda e terça-feira, mas em linhas gerais, nós vamos manter todas as medidas que estão em vigor”, contou o prefeito de Salvador.
Segundo Bruno Reis, as discussões sobre a Educação serão retomadas. Ele explicou que a volta está condicionada a redução da taxa de ocupação dos leitos de UTI e não as fases da abertura do comércio.
“Vamos iniciar a retomada das discussões sobre a Educação dando continuidade aquele processo que víamos fazendo envolvendo todos os agentes, todos os atores da Educação em nossa cidade”, contou.
A informação foi divulgada em uma coletiva que divulgou o balanço dos 100 primeiros dias da nova gestão da Prefeitura de Salvador. A ocasião também marcou a entrega remota de um novo camelódromo, no Comércio.
De acordo com Bruno Reis, a prefeitura investe mais de R$ 74 milhões por mês em ações de combate à Covid-19. Ele detalhou que R$ 7 milhões foram captados na iniciativa privada.
O prefeito também ressaltou que em três meses, já inaugurou obras como a da Estrada das Pedreiras, Parque Lagoa dos Dinossauros, 13 praças, duas contenções de encostas e instalou 18 geomantas.
No mesmo período, o órgão começou a requalificação da Avenida Ademar de Barros e da encosta Manuel Bonfim. As próximas obras do cronograma são: Programa Mané Dendê, 2ª etapa do BRT e as reformas do Mercado Modelo e Museu da Misericórdia.
O prefeito de Salvador comentou sobre as fortes chuvas que atingem Salvador desde a quinta-feira (9) e disse que não existem recursos disponíveis nos cofres públicos para solucionar todos os problemas causados pela chuva.
“Governar é estabelecer prioridades. Não temos recursos para resolver problemas acumulados de vez. Se fosse no passado, hoje estávamos chorando mortes de pessoas vítimas de deslizamentos”, disse.
Ainda segundo Bruno Reis, Salvador está preparada para resolver os problemas causados pela chuva. “A prioridade lá atrás foi salvar vidas, recuperar áreas de risco, construir geomantas. Nós protegemos quase 350 áreas em nossa cidade. Alagamentos existem e nós estabelecemos prioridades. Já resolvemos alguns deles, como o canal do Vale das Pedrinhas, do Sossego, do Pau da lima”.