Apesar da Pituba liderar a maior quantidade de registros do novo coronavírus (covid-19), em Salvador, os bairros de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, e Bonfim, na Cidade Baixa, concentram o maior número de casos ativos da doença, ou seja, pessoas que ainda não se recuperaram.
Em um gráfico feito pelo urbanista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urbanismo, Caio Machado, é possível ver as regiões da cidade com diagnósticos ativos. Os dados levam em consideração o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na sexta-feira (15), que mostra a evolução da doença nos bairros da capital baiana.
Veja o gráfico 1:
A legenda de cores mostra a quantidade de casos ativos em números absolutos. Percebe-se que Plataforma e Bonfim (em amarelo) são os dois bairros com maiores casos de números ativos (37 cada), mesmo a Pituba tendo quase o dobro de casos registrados. Dos 88 diagnosticados na Pituba (em verde claro) até o último dia 15, 33 continuam com a doença. Já Brotas, que também aparece no gráfico em verde claro, possui 26 casos ativos da doença. Logo depois, Uruguai e Liberdade (em verde escuro), surgem com 24 e 23 casos ativos, respectivamente.
Por outro lado, um segundo gráfico produzido pelo urbanista, mostra a quantidade de pessoas que se recuperaram em números absolutos. Neste caso, percebe-se que os bairros da orla da cidade, por concentrarem o maior número de casos, possuem o maior número de pessoas recuperadas: Pituba (55 recuperados); Patamares (32); Barra (16).
Veja o gráfico 2:
Medidas de restrição
Para evitar o aumento na transmissão da covid-19, a prefeitura implantou medidad de restrições em algumas regiões da cidade. É o caso dos bairros de Plataforma e Bonfim.
A partir desta quarta-feira (20), as restrições passaram a valer nos bairros do Lobato, Bonfim e Liberdade. Durante sete dias, nem o comércio, nem ambulantes, devem atuar nesses bairros. Haverá realização de testes rápidos, entrega de cestas básicas para comerciantes e ambulantes, além de outras ações de combate e fiscalização.
Já bairro de Plataforma, que já estava com medidas restritivas desde a semana passada, continua com as ações. Entretanto, as restrições que valem até terça-feira (19) serão suspensas na Boca do Rio, Centro da cidade e Pituba.
A partir da sexta (22), as medidas também passam a vigorar em Brotas e Cosme de Farias.
BNEWS