As comemorações pela Independência da Bahia, no dia 2 de Julho, terá uma programação para lá de vasta se tratando de política. Isso porque a as ruas da capital baiana receberão, além dos tradicionais cortejos dos grupos políticos do governador Rui Costa (PT) e do pré-candidato ao Governo do Estado, ACM Neto (UB), as visitas do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e do ex-presidente Lula (PT). Há ainda a expectativa da vinda do ex-ministro Ciro Gomes (PDT).
Os três presidenciáveis testarão suas respectivas popularidades em terras baianas. Lula participará de um evento fechado para a militância na Arena Fonte Nova. Fontes do site BNews asseguram que o petista deverá participar da concentração do cortejo ainda pela manhã, na Lapinha, e seguir para a Fonte Nova.
No entanto, petistas ouvidos pela reportagem temem que haja um clima de insegurança e de ataques por parte da militância bolsonarista, que estarão, no mesmo horário, na região do Dique do Tororó, nas proximidades da Fonte Nova, com destino ao Parque dos Ventos, na Orla da Boca do Rio, para uma motociata com o presidente Bolsonaro.
Os dois eventos correm o risco de terem um choque de horários e de proximidade. A motociata com o presidente está com a concentração marcada para às 9h da manhã, no Dique, enquanto a o evento de Lula com a militância pestista está previsto para começar às 10h.
Já Ciro Gomes deve marchar ao lado de fortes nomes do partido no estado, como o deputado federal Félix Mendonça Júnior, presidente estadual da sigla, do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, e da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos.