O presidente Jair Bolsonaro confirmou que a Copa América deve ser mesmo realizada no Brasil. O chefe do Palácio do Planalto fez o anúncio no evento que marca a assinatura da transferência de tecnologia para a Fiocruz produzir insumos da vacina de Oxford.
Segundo ele, aceitaram sediar os jogos os estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal. “Decidimos que, no que dependesse do Governo Federal, seguindo os mesmos protocolos [de outros torneios] realizar a Copa América no Brasil”, declarou, no início da noite desta terça-feira (1º).
Bolsonaro ainda mencionou que um outro estado aceitou, “com atraso”, sediar o evento. Contudo, não revelou qual. A Conmebol, organizadora do evento, anunciou na segunda (31) que havia escolhido o Brasil como sede da competição. O anúncio ocorreu após desistência de Colômbia e Argentina.
A Bahia se recusou a sediar o evento. Segundo o governador Rui Costa (PT), o torneio em Salvador seria inviável uma vez que a Arena Fonte Nova está sendo usada como hospital de campanha exclusivo para a Covid-19.