Preocupado com a situação dos hemocentros, o deputado Bobô (PC do B) apresentou, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 24.052/2020 que dispõe sobre a veiculação de campanha de doação de sangue, antes da exibição de espetáculos artísticos-culturais e/ou desportivos no âmbito do Estado. O legislador estabelece que as empresas públicas, que administram ou realizam este tipo de espetáculo, devem disponibilizar o espaço para que a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) possa fazer a campanha.
No Art.2º do PL, o parlamentar determina que a divulgação da campanha de doação de sangue deve ocorrer por meio de afixação de cartaz, exibição de imagem informativa, trailer, vídeos ou mensagem em áudio, desde que não ultrapassem o máximo de um minuto. Ele orienta ainda para que, quando possível, as empresas devem disponibilizar a reprodução do material na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O deputado garante que a doação de sangue é um meio completamente seguro de salvar vidas, mas entende também que algumas pessoas ainda possuem receio quanto a praticar este ato de doar. Por causa disso, Bobô considera importante ter ações efetivas para a divulgação de campanhas, objetivando o aumento do número de doadores de sangue.
“Não é raro que os hemocentros encontrem-se com baixo estoque de sangue. Infelizmente é um problema rotineiro que afeta milhares de pacientes que precisam de transfusão de sangue e suas famílias. Através da difusão de campanhas publicitárias, visando atrair novos doadores, é possível modificar a realidade atual”, defende o comunista que espera contar com o apoio dos nobres pares “para expandir as campanhas de doação de sangue e conscientizar cada vez mais pessoas a respeito dos benefícios e necessidade da doação”.