Os 472 anos de Salvador foram comemorados pelo deputado Bira Corôa (PT) com moção de aplausos protocolada na Assembleia Legislativa, na qual realça que o município é “notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, também reconhecida internacionalmente”.
O petista lembrou que a cidade, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos em 29 de março de 1549 por Tomé de Souza, foi a primeira capital do Brasil e atualmente é a quarta mais populosa do país, com 2,9 milhões de habitantes, possuindo “um verdadeiro tesouro histórico, uma memória viva da história do nosso país, reconhecida como o centro da cultura afro-brasileira”.
No documento, Bira Corôa resgatou a história da cidade, que “inicia-se 48 anos antes de sua fundação oficial, com a descoberta da Baía de Todos os Santos, em 1501”, que reunia “qualidades portuárias e de localização, o que a tornou referência para os navegadores, passando a ser um dos pontos mais conhecidos e visitados do Novo Mundo”. Segundo o parlamentar, isso “fomentou a ideia de construção da cidade”. Ele destacou ainda que “o rei D. João III, então, nomeou o militar e político Tomé de Sousa para ser o governador-geral do Brasil e fundar, às margens da Baía, a primeira metrópole portuguesa na América”.
Na moção, Bira informa que Salvador passou a ser conhecida também como “Roma Negra”, por ser considerada a cidade de maior população negra fora da África, com 86% de afrodescendentes. “A música, a dança, a capoeira, a religiosidade, os trajes, a culinária, a irreverência, são marcas do seu povo”, destacou Corôa, acrescentando que, em 1823, “mesmo um ano depois da proclamação da Independência do Brasil, a Bahia continuou ocupada pelas tropas portuguesas do brigadeiro Madeira de Melo. No dia 2 de julho do mesmo ano, Salvador foi palco de um dos mais importantes acontecimentos históricos para o Estado e que consolidou a total independência do Brasil. A data passou a ser referência cívica dos baianos, comemorada anualmente com intensa participação popular”.
Não por acaso, considera Bira Corôa, a bandeira de Salvador “simboliza a liberdade e a esperança, com uma pomba carregando um ramo”.
‘A favela desceu em peso para caminhar com o prefeito Bruno Reis até o Bonfim’, diz líder do PP na Câmara de Salvador
Foto: Divulgação O vereador George O Gordinho da Favela (PP) com populares na festa do Bonfim 16 de janeiro de...
Read more