Cinquenta títulos com temas da literatura antirracista foram doados pela Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), por meio do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. Os livros irão compor o acervo da Biblioteca Especializada Carolina Maria de Jesus. A entrega aconteceu nesta segunda-feira (3), na Biblioteca Central do Estado da Bahia.
Na oportunidade, a coordenadora do Centro de Referência Nelson Mandela, Aline Santos, destacou: “é fundamental essa entrega para estreitar os laços, a Biblioteca Carolina Maria de Jesus fica localizada no Centro de Referência Nelson Mandela, e, para além do atendimento às vítimas, realizamos esse trabalho educativo, e articulação para combate ao racismo e à intolerância religiosa. Por isso, essa parceria com a Fundação Pedro Calmon é tão importante”.
O diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, enfatizou que o trabalho conjunto reforça as ações educativas no estado: “atuamos em conjunto com as secretarias, e a Sepromi tem sido parceira, acompanhando as festas, feiras e festivais literários. Neste ano, temos, ainda, mais ações a serem desenvolvidas para reforçar o trabalho de levar a conscientização sobre temas tão caros para nós, como a luta antirracista”.
Estiveram presentes: a coordenadora executiva da Secretaria Promoção da Igualdade Racial da Sepromi, Aline Telles, a conselheira do Plano Estadual do Livro e da Leitura (Pell), representante da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), Joyce da Paixão, e o chefe de gabinete da Fundação Pedro Calmon, Caruso Costa.
Biblioteca Especializada Carolina Maria de Jesus
A biblioteca está localizada no Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, no andar térreo da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do estado da Bahia. Possui diversos títulos e gêneros literários afrocentrados e é considerada a primeira biblioteca baiana especializada nas temáticas raciais relacionadas ao Direito e Acesso à Justiça, Psicologia e Serviço Social, áreas do conhecimento abarcadas pela atuação multidisciplinar do Centro de Referência Nelson Mandela.
Fonte: Ascom/FPC