Localizada na Avenida Sete de Setembro, Centro de Salvador, com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h, com um acervo mais de 8 mil títulos divididos entre os setores de pesquisa, empréstimo e infantojuvenil, a Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), completa 76 anos de fundação nesta sexta-feira (12).
Para celebrar, a BAT recebe a partir das 8h30, programação que inclui apresentação da Camerata Quarteto Novo (Osba), com repertório de Músicas da MPB, a Mesa de Conversa ‘Anísio Teixeira e a Revolução Educacional’, com os palestrantes Gedean Ribeiro do Nascimento Doutor em Ciências da Educação e Juliano Matos, Presidente da Fundação Anísio Teixeira, e mediação de George Gurgel, Diretor do Instituto Politécnico da Bahia.
A atividade será encerrada com o Cordel ‘Anísio Teixeira: Um Educador Além do Seu Tempo’, do Cordelista Antônio Barreto.
76 anos da BAT
A Biblioteca Anísio Teixeira (BAT) foi criada como Biblioteca Central de Educação, pelo professor Anísio Teixeira. Em 1956, houve a transferência para a Ladeira de São Bento, centro da cidade, e, em 1985, recebeu o nome do seu fundador e patrono. Em 2014 a biblioteca passou a funcionar no Pelourinho e após 12 anos, retornou para a Avenida Sete em 2022.
Entre as ações desenvolvidas pela Unidade, estão a realização de seminários, palestras, visitas guiadas e técnicas, exposições, orientação à pesquisa, espetáculos musicais, saraus e recitais, entre outras. Além disso, também presta atendimento às pessoas com deficiência auditiva utilizando a língua de sinais – Libras.
Fonte: Ascom/FPC