O Vodun Days, festival de arte, cultura e espiritualidade, que movimenta milhares de pessoas no litoral da cidade histórica de Uidá, no Benin ( África), recebeu na noite de sexta-feira (10) o Balé Folclórico da Bahia. A companhia de dança fez uma apresentação inspirada nos orixás do candomblé, que têm similaridades com os voduns, divindades africanas cultuadas pelos beninenses. O evento reuniu milhares de pessoas, incluindo turistas de diversos países.
O espetáculo foi acompanhado pela missão do governo baiano, liderada pela Secretaria de Turismo ( Setur-BA), que está no Benin para um intercâmbio turístico e cultural. Autoridades do país africano e do governo brasileiro estavam na plateia, também.
Durante o dia, a comitiva baiana participou de um almoço com o presidente do Benin, Patrice Talon. O governante foi presenteado com produtos de zonas turísticas da Bahia e um livro de Pierre Verger sobre a escravidão no estado. O assunto dominante nas mesas foi a abertura do voo direto entre Salvador e Cotonou, a maior cidade do país africano. A negociação para a implantação da nova rota vem sendo conduzida pela Setur-BA, desde 2024, junto ao governo beninense e companhias aéreas.
“ Revelei ao presidente que, desde a chegada, nos identificamos com o modo de vida dos beninenses, sua cultura e religiosidade. A captação do voo que irá aproximar os dois povos e impulsionar o turismo entre os destinos é a nossa principal pauta nessa viagem. Pretendemos dar mais um passo na negociação e estamos confiantes”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“ Fiquei emocionado com as palavras do secretário, o que me leva a crer que temos o melhor ambiente para estreitar ainda mais as relações com a Bahia, no turismo e em outras áreas”, retribuiu o presidente Talon.
“ A expectativa dos dois lados é muito positiva, para que possamos concretizar essa conquista do voo, que representa a abertura de uma porta histórica de oportunidades entre baianos e beninenses”, completou o cônsul honorário do Benin na Bahia, Marcelo Sacramento.
A comitiva da Bahia ainda acompanhou a parte da programação do Vodun Days, que acontece nas ruas de Uidá. O festival termina neste sábado (11), em três dias de atividades, numa demonstração da força da religiosidade africana.
Fonte: Ascom/Setur-BA