Os órgãos e entidades da administração pública estadual já podem resolver demandas relacionadas a questões financeiras e orçamentárias por meio do Balcão Virtual. A plataforma, disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), oferece, aos usuários, informações, serviços e ainda a possibilidade de tirar dúvidas.
O atendimento remoto funciona a partir da interação por videoconferência entre a equipe de atendentes e pode ser acessado por meio do aplicativo Microsoft Teams, no endereço https://www.sefaz.ba.gov.br/balcao-virtual-sefaz-ba-dicop-gecor/.
Anteriormente, as consultas ligadas à execução de despesas e ao Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia (Fiplan) eram realizadas somente por telefone, e-mail, Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou presencialmente.
“É um avanço importante, que facilitará muito a comunicação das unidades da administração direta e indireta com a Secretaria da Fazenda, já que a interação acontece por videoconferência e as dúvidas podem ser esclarecidas com maior agilidade”, afirma o diretor de contabilidade aplicada ao setor público, Ilan Nogueira. A diretoria é responsável por administrar a aplicação de recursos públicos, normatizando, padronizando, orientando e controlando a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do Estado.
O atendimento via Balcão Virtual funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 17h (exceto feriados).
Como acessar
Para ser atendido, basta acessar https://www.sefaz.ba.gov.br/balcao-virtual-sefaz-ba-dicop-gecor/ e escolher a unidade orçamentária que está requerendo o atendimento. Após o aceite, o usuário deve clicar para dar início ao atendimento. Para acessar pelo celular ou tablet, é preciso baixar gratuitamente o Microsoft Teams, disponível na Apple Store ou no Google Play. O usuário precisa habilitar a câmera e o microfone do aparelho. Caso o acesso seja feito pelo computador, não há necessidade de baixar o aplicativo.
A dinâmica de atendimento respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao usuário aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador.
Fonte: Ascom/Sefaz-Ba