A Bahia ficou com a medalha de prata na seletiva nacional da WorldSkills, na ocupação Tecnologias Web, disputada entre os dias 23 e 27 de outubro, com provas online. O jovem Micael Barbosa, egresso do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas do SENAI Cimatec, ficou em segundo lugar na disputa com competidores dos estados do Acre, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Participando da disputa pela primeira vez, Micael se sentiu realizado com a conquista. “Essa foi a minha primeira competição nacional e fiquei muito orgulhoso por trazer a medalha para a Bahia. Espero que, com isso, consiga inspirar outras pessoas a buscarem esse caminho e a acreditarem em sua capacidade técnica profissional”, destaca.
A medalha coroa o trabalho de preparação para a competição, realizado desde o começo do ano. “Foi uma experiencia única. Graças à competição consegui aprimorar conhecimentos que adquiri no curso e entender melhor como os sistemas funcionam”, conta Micael. O jovem se preparou para a seletiva com o treinador Patrick Carvalho, que foi medalhista de bronze na seletiva de 2022, na ocupação Computação em Nuvem.
Delegada técnica da Bahia na WorldSkills, Fernanda Mikulski comemora o resultado. “Essa é a nossa primeira participação na ocupação Tecnologias Web e conquistamos a medalha de prata. Na área de Tecnologia da Informação, essa é a nossa segunda. Isso demonstra nosso compromisso e excelência em uma área muito valorizada pelo mercado e que está em constante crescimento”, pontua.
Além de Micael, outros quatro estudantes do SENAI Bahia participaram das seletivas nacionais da WorldSkills, nas ocupações Instalações Elétricas, Computação em Nuvem e Mecatrônica.
Sobre a Worldskills
A WorldSkills é considerada a maior competição de educação profissional do mundo. A 47ª edição do mundial será realizada em setembro de 2024, em Lyon, na França, reunindo cerca de 1.500 competidores de 65 países. No total, o Brasil vai participar em 33 ocupações, das 63 que irão compor o torneio. Na WorldSkills, os participantes passam por provas específicas das suas ocupações, que são distribuídas em quatro dias de competição. Os jovens precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios reais do mundo do trabalho dentro de padrões internacionais de qualidade.