As empresas Ford, Bracell e Soft Line Consultoria em Sistemas de Informação, além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vão representar a Bahia na etapa nacional do Prêmio IEL de Talentos 2023, que será realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em São Paulo, no dia 26 de outubro. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do IEL no YouTube.
A Bahia pode ser premiada nas categorias Estágio e Inova Talentos. Na primeira delas, a Bracell e a Soft Line Consultoria em Sistemas de Informação concorrem na modalidade Empresa Inovadora, como empresa de grande porte e empresa de pequeno porte, respectivamente.
Já na modalidade Educação Inovadora, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia está na disputa entre as instituições de ensino de nível técnico e de nível superior.
Inova Talentos
A categoria Inova Talentos reconhece projetos de inovação implementados por bolsistas do Programa Inova Talentos, uma iniciativa do IEL para fomentar projetos de inovação em empresas e capacitar jovens talentos por meio de bolsas.
Nela, a Ford concorre em duas modalidades: Artigo Inovador e Projeto Inovador. Na primeira delas, a empresa de destacou com o artigo Avaliação de sistemas de resfriamento em moldes de injeção feitos de aço e de alumínio através de simulações numéricas, de autoria da bolsista Annelise Heidrich Pietro Soares e do tutor Gimaézio Gomes Carvalho.
Já na modalidade Projeto Inovador, a Ford está entre os finalistas com o projeto Desenvolvimento de Compósito de Nanomaterial a Base de Grafeno (e/ou seus derivados) para Aplicação em Mangueiras de Borracha do Sistema de Ar Condicionado Automotivo, desenvolvido por Verônica Alves Veloso, Willian Belincanta Ribeiro, Eduardo Pinto, Marcelo Vieira Santiago e Rodrigo Denizarte de Oliveira Polkowski, bolsistas do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da empresa. Eles realizaram pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos utilizando o grafeno, um condutor, como matéria-prima.
Os representantes da Bahia na premiação nacional foram vencedores da etapa regional, realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA), em setembro.