O Programa Bahia Sem Fome (BSF) recebeu, na quarta-feira (4), uma tonelada de alimentos não perecíveis arrecadados pela Companhia Independente de Policiamento Especializado Polo Industrial (Cipe/Polo), durante a 7ª Corrida do Dragão, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A doação será utilizada para complementar as cestas básicas distribuídas a famílias em situação de extrema vulnerabilidade, principalmente nas regiões mais afetadas pela seca e pelas chuvas.
Segundo o coordenador do BSF, Tiago Pereira, a ação é resultado de uma parceria que vem se consolidando ao longo do tempo. Pereira destaca a importância da colaboração da Polícia Militar, especialmente pela iniciativa do major Trindade, idealizador da ação de vincular a arrecadação de alimentos às corridas da PM, como a Corrida da Rondesp, realizada no dia 26 de maio deste ano, arrecadando 4,5 toneladas de alimentos. “O major Trindade foi a primeira pessoa que articulou essa parceria, lá em março de 2023, e, desde então, essa colaboração tem se intensificado, com a primeira doação de alimentos vinculada às corridas realizadas pela Rondesp”, lembrou Tiago.
O major Trindade é o comandante da Cipe/Polo e conta que “a ideia surgiu para que pudéssemos arrecadar gêneros alimentícios não perecíveis e oferecer ao Bahia Sem Fome, com o objetivo de ajudar a combater a fome no estado. E tem dado muito certo, já temos realizado as arrecadações em edições anteriores de corridas da Polícia Militar e, neste último domingo (1/12), conseguimos arrecadar uma tonelada de alimentos pela Corrida do Dragão e agora estamos repassando esses alimentos às mãos do coordenador Tiago”, afirmou o major.
O envolvimento da PM é essencial para fortalecer políticas públicas de combate à fome, de acordo com o capitão Lauria Neto, subcomandante da Cipe/Polo. “A Polícia Militar, como parte do Estado, tem o papel de somar nas ações de erradicação da fome. Essa parceria com o Bahia Sem Fome é um exemplo de como podemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, não apenas em termos de saúde física, mas também no apoio a causas sociais essenciais”, afirma o capitão.
Natal Sem Fome
O Bahia Sem Fome também se prepara para sua tradicional ação de fim de ano, o Natal Sem Fome. O coordenador Tiago Pereira conta que a prioridade é garantir um Natal mais digno para a população em situação de rua e para catadores de materiais recicláveis. “Essa tonelada de alimentos que recebemos hoje será fundamental para montar kits e levar um pouco de alívio a essas famílias”, conclui Pereira.
Fonte: Ascom/Bahia Sem Fome