O hexa ainda parece um sonho distante para o Brasil, mas isso não quer dizer que o país deixou de vencer Copas do Mundo. O mais novo título conquistado foi na Copa do Mundo de Boxe 2024, em Sheffield, na Inglaterra, no último sábado, 31. O Brasil conquistou nove medalhas ao todo, das quais quatro foram de representantes baianos. O estado também teve oito atletas convocados para representar a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico já de olho nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Na Copa do Mundo, Breno Zebim e Joel Silva alcançaram o ouro em suas categorias; já Viviane Pereira conseguiu a prata; e a atleta olímpica de Paris 2024 Tatiana Chagas o bronze. Os resultados colaboraram para que o Brasil alcançasse o topo do quadro de medalhas do torneio.
O presidente da Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (Boxebahia), Afonso Nunes, comemora o momento que o boxe baiano e brasileiro vive. “Agora, em 2024, tivemos um ano maravilhoso. Só não foi melhor por poucos detalhes que fugiram ao nosso controle. Fomos campeões brasileiros nas categorias elite, cadete e juvenil, inclusive com os professores do projeto Núcleos de Esportes de Lutas e Combates no Centro de Boxe: Marco Antônio e Flávio. Mesmo com apenas uma medalha olímpica em Paris 2024, foi uma baiana que trouxe – Bia Ferreira”, explica.
Essa expectativa sobre o boxe baiano é sempre alta e agora recai sobre mais oito pugilistas, que foram convocados para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico. No feminino-elite são elas: Tatiana Regina de Jesus 54kg, Haziel K. Franco 65kg, Bárbara Maria dos Santos 70kg, e Viviane dos Santos 75kg. Já no masculino-elite estão Breno Luis Ferreira 60kg, Ramon Santos 60kg, Isaias Santos 90kg, e Joel da Silva +90kg. Os atletas serão incluídos na preparação e desenvolvimento para Los Angeles 2028.
O presidente espera ainda mais do Brasil e da Bahia a partir do desempenho dos baianos em torneios elite, juvenil e escolar mundiais. “Nada mais justo do que essa convocação da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) para a Seleção Olímpica Permanente dos oitos atletas baianos. Isso é fruto de um trabalho histórico duro e correto realizado na Bahia, que está trazendo resultados. Precisamos focar cada vez mais e entender que, para manter essa hegemonia, é necessário muito trabalho e dedicação, que serão recompensados no final.”
Projeto Luva de Ouro – Com o objetivo de seguir como o destaque no país e no mundo, aprimorando seus grandes nomes e gerando novos talentos, o Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, localizado no Largo de Roma, na Cidade Baixa, recebeu cerca de 90 boxeadores de alto rendimento durante as terças e quintas de novembro no Projeto Luva de Ouro, uma parceria da Boxebahia e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O projeto visa selecionar os 30 melhores atletas de alto rendimento do estado, que representam a Bahia nas competições nacionais e internacionais, com medalhas, troféus, camisetas e kits do projeto. Afonso destaca a presença de grandes nomes do boxe profissional e relata que foi um grande atrativo ao público amante do esporte.
“Tivemos no ringue 90 atletas baianos filiados à Federação e pertencentes à Seleção Brasileira. Nós recebemos grandes nomes do boxe baiano, como: Yasmine Fernanda, Haziel Crispin, Isaías Ribeiro Filho, Ronaldo Bezerra da Silva, dentre outros atletas que também são contemplados pelos programas do Governo do Estado [o Bolsa Esporte e o Faz Atleta]. É muito importante vê-los aqui [no Centro de Boxe e Artes Marciais] se preparando para representar novamente a Bahia em todo o lugar que vão”, finaliza.
Fonte: Ascom/Sudesb