A União dos Baleiros da Bahia (Unibal) realizou nesta terça-feira (17) uma reunião no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. O tema principal das discussões foi a distribuição dos novos coletes para identificação dos vendedores de balas que trabalham no transporte coletivo urbano.
“Em agosto, distribuiremos os novos coletes para a categoria. A confecção do acessório contou com o apoio da iniciativa privada e do poder público”, afirmou o presidente da associação, Gilson Rodrigues dos Santos.
O representante do grupo falou sobre a importância do recadastramento dos baleiros filiados à entidade. “Estamos organizando e ordenando o trabalho da categoria. Ainda há muitos profissionais trabalhando sem uniforme e, portanto, necessitamos atualizar a relação dos vendedores que atuam em Salvador”, frisou Gilson Santos.
O baleiro Edson Santos Barreto disse que “é muito importante entrar no ônibus devidamente identificado, com o colete que comprova que estamos ali exercendo a nossa profissão”. Com este acessório, os profissionais podem ingressar gratuitamente nos veículos do transporte coletivo urbano para venderem seus produtos.
O rodoviário José Francisco Silva Filho destacou a necessidade de motoristas, cobradores e baleiros trabalharem com respeito mútuo. “As normas de segurança também devem ser observadas. Por exemplo, quando o ônibus está na faixa da esquerda, não podemos abrir a porta para os baleiros ingressarem nos veículos”, exemplificou.
A advogada Luiza Menezes disse que conhece a associação desde a fundação. “E este trabalho realizado pela Unibal fez a categoria conquistar o respeito de rodoviários e passageiros”. O repórter Tony Carneiro também integrou a mesa da reunião.