“Deus tocou o coração de vocês. Esta doação tem enorme importância para todos da casa, principalmente no período de pandemia, em que as doações quase desapareceram. Nesse instante de dificuldades, a Assembleia Legislativa vem com essa luz”.
As palavras emocionadas da presidente da Casa de Apoio e Assistência aos Portadores do Vírus HIV (Caasah), Celeste Cardoso, deram a tônica do diálogo, ocorrido na tarde desta terça-feira (08.02), com a presidente do Instituto Assembleia de Carinho, o braço social da Assembleia Legislativa da Bahia, Denise Menezes.
A luz da Alba a que a chefe da Caasah se referia são os donativos da Campanha Árvore dos Sonhos, uma das muitas ações do Programa Alba Solidária, arrecadados durante o período natalino, junto a servidores e deputados do Legislativo estadual.
Denise Menezes, mulher do presidente da Alba, Adolfo Menezes, fez a entrega das doações acompanhada da assessora Júlia Bahia e da assistente social da Alba, Regiane Santana. Foram entregues 1.124 fraldas geriátricas, material de limpeza, álcool em gel e inúmeros produtos de higiene pessoal.
A primeira-dama do Legislativo da Bahia revelou preocupação com a crise enfrentada pela instituição filantrópica e apontou formas de humanizar mais o atendimento às 36 pessoas atendidas, de 30 a 70 anos de idade, sendo 13 mulheres. A ala pediátrica foi desativada há sete meses.
“É um trabalho altruísta, muito cuidadoso e de grande importância do ponto de vista humano que vocês realizam. Estão todos de parabéns”, comentou, Denise Menezes, após conhecer as dependências da instituição, ciceroneada por Celeste Cardoso.
A chefe do Instituto Assembleia de Carinho quis saber o destino das crianças, com a desativação da ala pediátrica, comprometendo-se em colaborar, em outros aspectos, com a rotina da instituição.
Denise Menezes salientou o trabalho social que o Assembleia de Carinho tem desenvolvido na Bahia, inclusive nas recentes enchentes do Sul do Estado, e garantiu que vai continuar durante toda a sua gestão à frente do instituto.
“Estou muito feliz com o trabalho do Assembleia de Carinho, em parceria com o Serviço Social da Casa. Tem rendido frutos em forma de solidariedade. Esse trabalho vai continuar o ano inteiro. Peço aos servidores, deputados e amigos que continuem colaborando. O Sul da Bahia ainda precisa muito, sem contar várias outras instituições filantrópicas menos visíveis pela sociedade, mas com um trabalho também de enorme relevância social”, exortou, Denise Menezes.
ÁRVORE DOS SONHOS
A Árvore dos Sonhos é uma campanha realizada, anualmente, pelo Assembleia de Carinho, o braço social da Alba. A iniciativa foi concebida em 2017 e recolhe ajuda de servidores e deputados, destinada a entidades filantrópicas. A cada ano uma instituição de menor visibilidade é favorecida, como Ação Social Diocesana, Força Feminina, Instituição Conceição Macedo, Caasah, Pop Rua, Correio Carta de Natal e outras.
CAASAH
A Casa de Apoio e Assistência aos Portadores do Vírus HIV, Caasah, é uma instituição filantrópica que atende a adultos portadores do vírus da aids, ou em situação de risco social ou pessoal. Fundada em 1991, a Caasah concede atendimento psicológico, médico/ambulatorial, serviço social, nutrição, enfermagem, fonoaudiologia, lazer, educação, informática e cursos profissionalizantes.
Nos 30 anos de existência, mais de 2 mil pessoas já passaram pela instituição. Atualmente, 36 carentes soropositivos residem na unidade, de 30 a 70 anos de idade, sendo 13 mulheres. A ala pediátrica foi desativada há sete meses. A entidade localiza-se no bairro de Monte Serrat, cidade baixa.