As apresentações de música e dança ficaram por conta do grupo de convivência dos idosos das Obras Sociais Irmã Dulce, que mostraram que é possível ter uma velhice saudável. Em clima de festa junina, os idosos fizeram a alegria de quem passava pelo centro comercial, alertando o público que são necessárias ações para combater qualquer tipo de violência ao idoso.
“O Estatuto do Idoso está aí para mostrar que a gente precisa de cuidado e respeito, mas muita gente não faz isso. Que as pessoas tenham mais atenção e respeito porque ao longo da vida nossa foi trabalhado para dar o melhor para todos. Estamos precisando que cuidem e protejam a gente”, afirmou Luciene dos Santos, de 64 anos.
A coordenadora de Articulação de Políticas para Pessoa Idosa da SJDHDS, Lúcia Mascarenhas, afirmou que os idosos são expostos a vários tipos de violência (física, moral e psicológica) e que a campanha tem um papel fundamental para alertar sobre essa situação e coibir a violação de direitos da pessoa idosa.
“Precisamos conscientizar a população que a violência contra a pessoa idosa é uma grave violação de direitos que precisa ser enfrentada. A campanha faz esse alerta para que todo e qualquer tipo de violência contra o idoso seja denunciada. Nosso papel é garantir a atenção e o cuidado desse público, além de promover a rede de proteção e garantia de direitos”, ressaltou Mascarenhas.
As ações fazem parte da campanha “Violência contra a pessoa idosa é crime e você deve ajudar a combatê-la; Respeite, Proteja, Denuncie” e visa conscientizar a população a combater a violência contra o idoso, através da denúncia. Desde o dia 6 de junho, as equipes da Coordenação de Articulação de Políticas para a Pessoa Idosa (CAPI) buscam mobilizar a população no centro comercial com exposição de materiais informativos, divulgação dos canais de denúncia e alertar a sociedade para a temática.
Além das mobilizações, a SJDHDS disponibiliza as cartilhas do idoso, com informações relacionadas à promoção dos direitos da pessoa idosa. Os guias foram criados com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre os direitos dos idosos, além de promover o debate para as políticas públicas de cuidado e atenção a este público.