O Univerciência desta semana (5) apresenta um projeto de aplicativo de celular capaz de auxiliar na detecção do câncer de mama, e um professor conta como utiliza truques de mágica para ensinar matemática no ensino básico. O telespectador confere, ainda, uma pesquisa que analisa alternativas para o cultivo de tomate e manjericão com técnicas de baixo custo, e um estudo realiza o mapeamento das condições sociais e estruturais dos terreiros de candomblé. O programa vai ao ar aos sábados, às 13h30, com horário alternativo às quartas-feiras, às 19h.
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolvem um aplicativo de celular que, através de um questionário com indicativos de saúde, pode auxiliar na detecção do câncer de mama em mulheres, apontando o grau de risco que a paciente apresenta para o desenvolvimento da doença. O recurso pode colaborar para um diagnóstico precoce, favorecendo o tratamento da doença em tempo mais hábil e aumentando as chances de cura.
Na Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus de Itabaiana, um professor do programa de mestrado em matemática criou um conjunto de fórmulas para facilitar o ensino da disciplina na educação básica através de truques de mágica que simulam a adivinhação. A metodologia lúdica favorece o interesse dos estudantes pela matéria, e alunos contam para o Univerciência como essa técnica tem impactado no seu processo de aprendizado.
Utilizando a técnica de consórcio de plantas, que consiste no plantio de duas ou mais espécies na mesma área, uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual da Bahia (Uesb), campus Juazeiro, analisa como o cultivo conjunto de tomate e manjericão favorece o desenvolvimento de ambas as espécies. O telespectador confere como o manjericão colabora para o afastamento de pragas que atacam o tomate, diminuindo os custos da produção, que ainda pode ser potencializada com adubação orgânica.
Buscando entender as condições sociais e estruturais dos terreiros de candomblé, estudiosos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, realizam um mapeamento dos quilombos e espaços religiosos de matriz africana na região da Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste, no sul e extremo sul da Bahia. Lideranças religiosas contam para o programa como têm lidado com a intolerância religiosa ao longo dos anos, e os pesquisadores revelam como a publicação da pesquisa favoreceu o desenvolvimento de políticas públicas em nível estadual e nacional.
O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de televisão e internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e, a partir da parceria entre a TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na internet.
Fonte: Ascom/Irdeb