O deputado Antonio Henrique Jr. (PP) quer que o Governo do Estado construa um novo acesso ao aeroporto de Barreiras. Em indicação endereçada ao governador Rui Costa, ele explicou que esta é uma solicitação antiga da população “em função de sua vital importância”. Antonio Henrique analisou o arcabouço aeroportuário do Estado e verificou a existência de alguns aeroportos com infraestrutura para recebimento de aeronaves de grande porte, “indutoras do desenvolvimento regional através da integração nacional”, localizados em Salvador, Ilhéus, Comandatuba (privado), Porto Seguro, Vitória da Conquista “e Petrolina (PE), que serve a Juazeiro e região Norte da Bahia, restando a região Oeste sem este serviço”.
Ele também lembrou ao governador que a Região Oeste será contemplada com a ampliação do seu aeroporto regional com investimento aproximado de R$ 65 milhões, a serem alocados em parceria entre o Estado e a União. Os recursos, disse, serão utilizados na ampliação da pista, terminal de passageiros e obras acessórias necessárias a modernização do mesmo, “porém é sabido da dificuldade de acesso ao aeroporto de Barreiras”. Por isso, acha o parlamentar, “se faz premente” a construção de uma nova estrada que possibilite o acesso veículos de carga ao aeroporto, “viabilizando a criação de voos cargueiros”, além de facilitar o acesso de usuários que venham dos municípios situados a oeste de Barreiras.
Segundo o documento legislativo encaminhado a Rui Costa, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães detém a maioria das vendas de passagens aéreas utilizadas no aeroporto de Barreiras. “São dois importantes centros comerciais e formam juntos o polo central do desenvolvimento econômico do Oeste baiano”. Barreiras está classificada pelo IBGE como capital regional e sede de grande número de órgãos públicos e entidades privadas “que dependem de transporte aéreo de qualidade e baixo custo para a ampliação de suas atividades”. O deputado argumentou que a construção do novo acesso solicitado vai dotar o aeroporto de mais uma rota de acesso à BR-242 “mais segura e moderna”, permitindo o trânsito de veículos de carga ao terminal, além de diminuir a distância e o tempo de viagem entre Luís Eduardo Magalhães e o aeroporto de Barreiras, “através da construção de rodovia pavimentada”. A estrada, indicou Antonio Henrique, deve interligar o aeroporto à rodovia BR-020/242 Km 577 nas proximidades do Posto Macaubense, coordenadas geográficas 12°06’11.2″S45°19’54.6″W. Para ele, deve-se considerar que o terminal está localizado nas proximidades da BR-242 e da BR-135, “respectivamente eixos de integração da região Oeste da Bahia”, no sentido Leste-Oeste e Norte-Sul, “o que o torna mais acessível a todas as cidades localizadas nesta região”, além dos estados circunvizinhos, sendo hoje “porta de entrada de investidores interessados em realizar negócios na região e que a demanda regional é reprimida em função das limitações operacionais apresentadas pelas atuais condições do aeroporto”.
Ao concluir o pedido, o parlamentar observou que o “transporte aéreo de qualidade” representa avanços em todos os setores da sociedade, inclusive nas áreas da saúde, educação, turismo, “desde que seja dotado das premissas de acesso fácil, infraestrutura de segurança, conforto e serviços adequados as necessidades dos usuários”.