O karatê é uma prática com forte caráter educativo e desenvolvimento moral, mas não dá pra negar que a vitória também recompensa. O sensei Helion de Souza, professor do projeto Núcleos de Esporte de Lutas e Combate, no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma, pode sentir os dois lados da moeda ao ver três atletas seus conquistarem grandes feitos na tradicional Taça Denílson Caribé, competição nacional que aconteceu no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) Salvador, no último sábado (31).
“Além de formar excelentes atletas, o principal propósito do karatê é formar pessoas melhores. É de suma importância mantermos a juventude praticando um esporte como karatê, pois traz benefícios à saúde, auxilia na formação do caráter, eleva a autoestima, potencializa a socialização, bem como evita que estes jovens possam canalizar o vigor da juventude de forma errada”, comenta o sensei.
Resultados
Dentre os atletas, o destaque fica para o faixa vermelha Augusto Vinícius que foi o campeão do evento nacional na modalidade Kumite (combate em si), categoria sênior, divisão de novos. Na mesma divisão, Vanessa Alcântara alcançou a segunda posição na modalidade Kata (luta imaginária), enquanto Nicholas Anunciação, de nove anos, levou o segundo lugar na modalidade Kata, categoria Sub-10.
Os importantes resultados foram frutos dos treinos do trio no Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais Waldemar Santana com o sensei Helion, que aponta a importância desse apoio da Federação Bahiana de Karatê (FBK) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que é parceira do projeto que vai para seu terceiro ano de aulas gratuitas no equipamento esportivo da Cidade Baixa; na Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, Lauro de Freitas; e em mais de 25 municípios baianos.
“É um local que oferece toda a estrutura necessária para a realização dos treinamentos. Tivemos um período de árduo treinamento lá, que culminou nos excelentes resultados alcançados. Ficamos muito felizes com o resultado que é fruto de todo esse suporte humano e material, além da infraestrutura, que os alunos têm no Núcleos de Esportes de Lutas e Combate”, comenta sobre o projeto de investimento estimado de R$ 5,7 milhões do Governo do Estado.
Competição nacional
O Circuito Open Nacional de Karatê 2024 – Taça Denílson Caribé é a 29ª edição da competição criada em 1994 em homenagem ao sensei Denílson Caribé de Castro. O torneio inclui caratecas a partir dos 10 anos em diversas categorias, incluindo pessoas com deficiência (PCD), como parte do calendário nacional da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e organizado pela Associação de Karatê da Bahia (ASKABA).
Fonte: Ascom/Sudesb