O Mercado do Rio Vermelho, popularmente conhecido como Ceasinha, é palco para a 9ª edição do Mesa ao Vivo Bahia, que acontece neste fim de semana, 6 e 7 de setembro. O evento, lançado na terça-feira (3), é um dos maiores do setor gastronômico na Bahia e traz nesta edição a temática ‘Cozinha Turístico-Criativa: A Arte da Culinária Baiana’, com o objetivo de valorizar e promover a cadeia alimentar do estado, conectando produtores, chefs de cozinha e consumidores em um ambiente de aprendizado e degustação.
Realizado pelo Mundo Mesa e apoiado pelo Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e Turismo (Setur-BA), o evento contará com 24 atividades, incluindo aulas-show, palestras e degustações, voltadas para profissionais, estudantes e amantes da culinária, com a participação de grandes nomes da gastronomia nacional e local como Claude Troisgros, Babi Frazão, Dario Costa, João Diamante, Fabrício Lemos, Lisiane Arouca, Dante Bassi e Jadson Nunes.
O Mercado do Rio Vermelho é o espaço ideal para o evento, pois reúne ingredientes de qualidade e produtos da Agricultura Familiar, essenciais para a construção de uma gastronomia rica e autêntica, disponíveis no Empório da Agricultura Familiar.
Segundo o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, o Mesa Bahia é um evento fantástico, que reúne representantes da mais alta gastronomia, não só baiana, mas do Brasil, trazendo possibilidades de pratos que têm na sua essência produtos da Agricultura Familiar. “O Mesa Bahia nos possibilita trazer toda a riqueza dos mais de quatro mil produtos que a Agricultura Familiar baiana tem para ofertar para a rede gastronômica. Participar do evento é extremamente importante, porque abre mais uma porta para nossos produtos”, destaca Jeandro.
Entre os destaques da programação, o chef Rafael Zacarias, da Bravo, trará uma aula sobre empreendedorismo e tendências de mercado, além de preparar um sanduíche com focaccia e pastrami. “Eu vou falar muito sobre empreender, tendências de mercado, como é comandar uma empresa já perene, já com dez anos quase. Vai ser bem legal e bacana para a galera que está começando, que está querendo empreender ou então quem já empreende e quer compartilhar um pouco a experiência”, comenta Zacarias.
A participação no Mesa ao Vivo Bahia reafirma o compromisso do Governo da Bahia em promover a gastronomia baiana e fortalecer o elo entre produtores e consumidores, gerando desenvolvimento econômico e turístico para a região. Para quem deseja conferir a programação completa do evento, basta acessar o site: Mesa Bahia 2024.
Fonte: Ascom/CAR