A produção de alimentos de agricultores e agricultoras familiares de assentamentos e comunidades rurais de Camaçari será incrementada com a utilização de microtratores, insumos, equipamentos e implementos agrícolas entregues pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Com o objetivo de capacitar esses agricultores e agricultoras familiares para a utilização desses equipamentos, foi realizado, nesta quinta-feira (24/10), um treinamento no Assentamento Fidel Castro, localizado no Coqueiro de Monte de Gordo, em Camaçari. A iniciativa contou com a presença de uma equipe da CAR e de representantes das comunidades de Lagoa Seca e Cancelas.
Dilma Santos Neves, presidente da Associação da Comunidade Fidel Castro, celebrou as entregas, que irão contribuir com a qualificação da produção. “Nós produzíamos uma quantidade boa de alimentos, mas agora, com certeza, vai melhorar, porque se nós temos água para irrigar, vamos ter uma produção de orgânicos com mais qualidade. Recebemos também as barracas e vamos poder colocar a nossa feirinha para vender os nossos produtos, porque de tudo a gente planta aqui”.
Uma das capacitadas para utilização do equipamento foi Sineide Cruz, presidente da Associação de Cancelas, também localizada em Monte Gordo, que afirmou o quanto essas ações otimizam o trabalho no campo. “É muito importante para cada comunidade que recebeu um equipamento desses, porque vai diminuir o nosso trabalho braçal, especialmente para nós mulheres, que temos a horta coletiva”.
A agricultora do Assentamento Fidel Castro, Maria Meire Rosário, celebrou a entrega desses equipamentos, que já poderão ser utilizados a partir dessa capacitação. “Esse maquinário vai ser muito importante para nós, agricultores e agricultoras, para o trabalho nas nossas hortas. Nós queremos produzir alimentos para que possam ir para as mesas dos brasileiros”.
Além dos microtratores com implementos, que irão viabilizar atividades como a do preparo do solo em pequenas áreas, onde o trator não pode entrar, roçagem e preparo de canteiros para hortas, foram entregues também 20 barracas de feira padronizadas, 01 de irrigação para uso coletivo, 02 caixas d’água de 10 mil litros, 50 caixas d’água de 500 litros e uma casa de farinha móvel.
Nos últimos anos, foram entregues pela CAR a agricultores e agricultoras familiares, assentados e assentados e povos e comunidades tradicionais máquinas e equipamentos como tratores, roçadeiras, sistemas de irrigação, entre outros.
Fonte: Ascom/CAR