As ações prioritárias da secretaria estadual da Saúde (Sesab) foram debatidas nesta sexta-feira (15), durante reunião realizada na Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan). Além dos secretários estaduais do Planejamento, Walter Pinheiro, e da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o encontro contou com a presença do corpo técnico das respectivas pastas.
Entre as ações prioritárias na área da Saúde, destaque para a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dos serviços para garantia da regionalização da assistência, investimento na construção e ampliação de unidades hospitalares, ampliação do processo de industrialização farmacêutica, vigilância à saúde como fomento para a prevenção de doenças e investimento na construção de novas maternidades.
“A gente está nessa sequência de conversas cujo intuito principal é promover um grau de sintonia entre o Planejamento e as diversas secretarias, para poder cumprir a questão da transversalidade e integração nas ações prioritárias de governo, visando o cumprimento do Plano Plurianual e do Programa Participativo de Governo consolidado pelo governador Rui Costa como Plano de Governo a partir de uma ampla ausculta promovida junto à sociedade. Por outro lado, também, é importante esse alinhamento para a gente ir vendo quais são as deficiências orçamentárias e ao mesmo tempo ver como é que a gente pode ir ajudando a Secretaria da Saúde na correção de alguns elementos fundamentais para que possamos executar, atender e cada vez mais melhorar os serviços na ponta. Então, o papel da Secretaria do Planejamento é auxiliar as secretarias nisso, inclusive também na captação de recursos e na execução de convênios”, destacou o secretário Pinheiro.
Pinheiro ressaltou ainda que alinhou com o secretário Vilas-Boas a realização de um processo de formação à distância voltada para gestores da Sesab, para que eles possam ampliar a capacidade de utilização dos sistemas de gestão, planejamento e finanças. “Nós vamos patrocinar um processo enorme de formação à distância para poder ir trabalhando no sentido do cumprimento de algumas metas e atividades que podem ser feitas à distância pelo corpo funcional da Sesab”, disse.
O secretário da Saúde avaliou como positivo o encontro, principalmente para consolidar os números de custeios e investimentos da Secretaria. “Esta é uma atividade que nos permite fazer um planejamento orçamentário e financeiro realista, principalmente para poder enfrentar as graves dificuldades dos distúrbios do financiamento progressivo que o sistema de saúde vem enfrentando em todo o Brasil, principalmente depois da publicação da Emenda Constitucional 95. Eu considero que essa é uma ação de apoio transversal, que irá nos ajudar a implantarmos e acompanharmos com ferramentas objetivas os nossos números e podermos conseguir um apoio institucional dentro do governo, para ampliar nosso financiamento”, ressaltou. Além da Secretaria da Saúde, a Seplan já realizou reuniões para debater as áreas prioritárias das secretarias do Meio Ambiente e de Infraestrutura.