Em entrevista coletiva o prefeito da capital, ACM Neto, apresentou o planejamento estratégico para combater deslizamento de encostas, ações preventivas e novas tecnologias. “A cidade utiliza dois sistemas para a proteção das encostas: com as lonas pretas que tem prazo de validade curta e a da contenção da encosta que envolve grande investimento e pesada obra física. Na série de encostas em Salvador elas podem ter sucesso na contenção no novo sistema de mantas como é na Avenida Juracy Magalhaes. Estamos destinando o valor de R$ 7.5 milhões na licitação. Iremos realizar entre 120 e 150 contenções com esse sistema de mantas que envolve drenagem. É um material bastante resistente que garante segurança e evita danos a importantes locais da cidade”,afirmou ACM Neto.
Em relação às encostas que estão em andamento, o prefeito frisou que “obras mais complexas não irão receber esse tipo de manta. É uma solução intermediária porém não se aplica a certos locais que irão receber obras mais completas de construção”.
“O prazo médio para fazer contenção de manta é de 2 dias. Teremos 5 equipes trabalhando na cidade. A cada 2 dias iremos realizar 10 contenções em Salvador”, finalizou.