Um ambiente multidisciplinar à disposição do ecossistema de inovação e do empreendedorismo local. Esse é o Espaço Colaborar, um coworking público, pensado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Ministério das Comunicações. Na quinta e sexta (21 e 22), duas novas unidades são entregues às populações de Jequié e Vitória da Conquista.
Com as inaugurações no Sudoeste Baiano, além de Juazeiro, que teve entrega na última segunda (18), a rede de coworkings públicos chega a 24 unidades espalhadas por toda Bahia. O secretário da Secti, André Joazeiro, ressalta o papel fomentador de ideias e de inovação dos equipamentos. “Nesse espaço, as pessoas poderão desenvolver projetos que podem se transformar em produtos e gerar renda. Acredito que esse movimento de empreendedorismo, com surgimento de novas startups, pode mudar a realidade de muitos municípios da Bahia”.
Coordenadora do Colaborar de Jequié, a professora Claudia Ribeiro informa como se dará o uso do equipamento. “É possível usar o espaço tanto de forma individual como também por grupos. Por exemplo, um pequeno empreendedor, estudante, profissional, caso precise de um ambiente com acesso à internet para realização de uma formação a distância, poderá usar o espaço para isso. Outro exemplo importante, caso seja necessário participar de uma reunião online, por videoconferência, também é possível. O espaço poderá ser usado ainda pela comunidade para apresentação e discussão de projetos, troca de experiências, realização de atividades diversas individuais ou coletivas”, explica.
Para Érica Sansil, CEO do Hub Conquista, a inauguração é um marco importante para o ecossistema de inovação da cidade. “Esse espaço representa uma ótima oportunidade para empresas, profissionais e a comunidade em geral se conectarem, trocarem experiências e criarem soluções conjuntas. Nós, do Hub Conquista, temos muito orgulho de sermos parceiros em iniciativas como essa, pois entendemos a importância que tem para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município”.
A unidade de Jequié fica localizada no CPDS, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), enquanto em Conquista o espaço está na Avenida Juracy Magalhães, 12, Boa Vista. Os ambientes estão equipados com 1 servidor, 6 estações, 1 TV LED 58 polegadas, 2 poltronas giratórias, 1 quadro branco, 11 mesas de trabalho, 1 webcam, 01 câmera para videoconferência, 4 puffs, 1 câmera infravermelho, 1 home theater, 2 bancadas com gavetas, 4 banquetas sem encosto, 25 cadeiras fixas sem braço, 1 armário baixo, 1 mesa de centro, 1 Console videogame e 1 controle adicional videogame. Os computadores levam software Open Source (Endless) com diversos aplicativos para área educacional, robótica, games.
Fonte: Ascom/Secti