Na manhã desta quarta-feira (22), teve início a quarta edição do Fórum Estadual de Gestores da Agricultura da Bahia (Feagri). O evento, que se estenderá até quinta-feira, dia 23, está sendo realizado no Centro de Convenções de Salvador e é uma promoção do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, como o Secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, o Superintendente da Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Mazinho Carneiro, o Superintendente Federal da Agricultura na Bahia, Fábio Rodrigues, o Diretor-Geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Sérgio Luz, além dos deputados estaduais Olivia Santana e Eduardo Salles.
Durante o discurso, o secretário Wallison Tum expressou sua gratidão pela presença dos gestores, que representam os 27 territórios de identidade da Bahia. Ele reforçou a importância do Feagri como um fórum legítimo para acolher demandas, discutir pautas relevantes e compartilhar histórias de sucesso na gestão municipal da agricultura.
Na programação da manhã, destacou-se, ainda, uma plenária sobre a agropecuária da Bahia, abordando a conjuntura do setor e a produção agrícola no estado. O palestrante convidado foi o renomado pesquisador José Eustáquio Vieira, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além disso, a plenária também tratou da reativação das Câmaras Setoriais da Agropecuária da Bahia, contando com a participação da agrônoma e assessora especial da Seagri, Keyla Soares.
Programação
O Feagri continua com uma programação diversificada, incluindo painéis, debates e oportunidades de networking para os participantes. A expectativa é de que o evento contribua significativamente para o desenvolvimento sustentável da agricultura baiana, reunindo aproximadamente 400 gestores até esta quinta-feira (23).
Das 8h30 às 10h30, os participantes do Feagri participam de plenária sobre defesa agropecuária. Na ocasião, vão discutir temas como o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), defesa sanitária vegetal e animal, além da inspeção de produtos de origem agropecuária.
Das 11h às 13h, será discutida a tecnologia aplicada no meio rural, abordando temas como pagamento por serviços ambientais, piscicultura como solução econômica para o município e a oferta de serviços laboratoriais do Cetab para atendimento aos produtores rurais. O Feagir será encerrado com a plenária geral, a partir das 15h de quinta-feira (22).
Fonte: Ascom/Seagri